“Onde eu me encosto, eu durmo”. O relato de uma das vítimas descreve parte dos sintomas sentidos pelos servidores do pronto-socorro de Santa Cecília, após uma intoxicação causada pelo consumo de um refrigerante. O caso aconteceu na tarde da última terça-feira (21).
Continua depois da publicidade
Segundo a nota da Secretaria Municipal de Saúde, alguns profissionais relataram lapsos temporários de memória, peso na cabeça e tontura. Um deles afirmou não se lembrar do que aconteceu no dia do episódio, conforme divulgou o g1 SC.
“No quadro clínico, em conversa com os funcionários, relatam que não lembram do ocorrido e às vezes têm lapso temporário de memória, alguns com peso na cabeça, uma das vítimas relata muito sono, dizendo ‘Onde eu me encosto, eu durmo’ e algumas falam em tontura”, diz a nota da Secretaria da Saúde de Santa Cecília.
Os oito funcionários que estavam internados receberam alta médica no último sábado (25). A secretaria informou que apenas um deles retornou ao trabalho e segue sendo monitorado pela equipe médica do município.
Relembre o caso
O caso ocorreu na terça-feira (21), durante um café da tarde no pronto atendimento. Servidores consumiram um refrigerante e, cerca de uma hora depois, começaram a apresentar sintomas como náusea, sonolência intensa, inchaço abdominal e dificuldade para falar. Ao todo, 12 pessoas beberam o refrigerante, que é o ponto principal de investigação do caso.
Continua depois da publicidade
As investigações apontam que o refrigerante foi levado por uma mulher, tia de um servidor da unidade que estava afastado por denúncias de importunação sexual registradas em 8 de outubro. Ambos foram presos no dia 23 de outubro, suspeitos de envolvimento na intoxicação. A identidade deles não foi divulgada.
As câmeras de segurança do local registraram o momento em que a mulher chega à unidade com o refrigerante. Elas estão sob análise da Polícia Civil, que conduz as investigações e não foram divulgadas.
O laudo técnico que deve apontar o que havia na bebida ainda não foi concluído. Segundo a Secretaria de Saúde, resultados preliminares do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC) descartaram substâncias como heroína, metanfetamina e cocaína. Novas amostras de sangue e urina serão enviadas para análise em laboratórios de Santa Catarina e São Paulo.
 
				 
                                             
                                            