Um site falso que simula o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Santa Catarina está aplicando um golpe camuflado pela oferta de descontos no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para pagamento com Pix. O órgão estadual tomou conhecimento sobre o crime nesta sexta-feira (31) e afirmou que está trabalhando para evitar que a população sofra prejuízos.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Com domínio e interface semelhantes ao oficial, o site criminoso pode enganar o contribuinte desatento. A página da internet conta com logo e cores oficiais do Detran, além de ter cabeçalho com links que redirecionam para o site oficial do órgão. No entanto, o site falso conta com local para consulta e pagamento do suposto imposto logo na abertura da página.

O endereço “ipva2023-detran-sc.blogspot.com” indica que o site foi criada pelo serviço Blogspot, atualmente chamado Blogger e parte do grupo Google. Porém, ao clicar no endereço, a URL muda para “detrangov.site/Detran-SC/”, semelhante ao domínio real do governo do Estado.

Página falsa que simula Detran pode aplicar golpe (Imagem: Reprodução/Internet)

Além da plataforma, o Detran também flagrou o link do site falso impulsionado no Google para aparecer como primeira opção na ferramenta de busca. Por isso, a população deve ter cautela ao acessar as primeiras opções que são patrocinadas pelos donos de sites.

Continua depois da publicidade

Golpes pelo Instagram e WhatsApp crescem 139% em SC: “Sentimento de frustração”

Governo de SC divulgou link falso patrocinado que é fraude (Imagem: Reprodução/Detran SC)

A fraude já foi informada ao departamento jurídico do governo do Estado, que está preparando as medidas necessárias. O Detran e o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) estão trabalhando para que a população não sofra nenhum prejuízo.

Até o momento, o governo do Estado ainda não recebeu nenhuma reclamação de possível vítima da fraude.

Para acessar o portal do Detran, a população deve buscar pelo endereço https://www.detran.sc.gov.br.

Veja o vídeo de como se proteger de golpes na internet:

Leia também

Golpe do falso aluguel dispara com temporada de verão; saiba como se proteger

Novo golpe pelo WhatsApp é identificado em SC; veja como se proteger

Destaques do NSC Total