nsc
nsc

Saúde

Tecnologia auxilia consultórios odontológicos com exames por imagem mais precisos

Visando a segurança dos pacientes e a adequação às exigências da Anvisa, startup de Santa Catarina desenvolve processos tecnológicos para a área da saúde

23/08/2021 - 09h12 - Atualizada em: 23/08/2021 - 09h22

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Exames por imagem na odontologia
Com exames por imagens, consultórios odontológicos garantem uma avaliação mais precisa e eficiente
(Foto: )

A tecnologia, cada vez mais presente na vida cotidiana, apresenta reflexos importantes também na área da saúde. Entre os avanços apresentados, os diagnósticos por imagem se destacam por trazerem resultados confiáveis, precisos e de maneira prática. Esse modelo de avaliação é adotado por diversas áreas, inclusive a odontológica.

Com a obtenção de imagens radiográficas em consultórios é possível, por exemplo, diagnosticar cáries, avaliar a necessidade de tratamentos de canal, analisar a raiz dos dentes e até mesmo a perda de tecido ósseo, entre outras avaliações. Ainda, além dos exames radiográficos convencionais, áreas como a implantodontia necessitam de diagnósticos mais sofisticados.

Atuando na reconstrução de parte do dente por meio de um implante, instalado no osso do maxilar ou mandíbula por meio de processo cirúrgico, a implantodontia tem uma dependência direta de exames por imagem, como as imagens tomográficas. Por isso, para garantir uma avaliação precisa, a tecnologia é peça-chave.

— Entre os diagnósticos por imagem requisitados nessa área da odontologia, está o 'Cone Beam 3D', exame tridimensional que proporciona mais precisão, minimizando possíveis distorções dos tecidos e das projeções em apenas duas dimensões: altura e largura. Entretanto, a realização desses exames desperta também outro ponto de atenção: a segurança dos pacientes — destaca Renato Paciência, CEO da Safety Soluções em Radioproteção.

Tecnologia à favor da saúde

Visando aliar a precisão de diagnósticos por imagem em clínicas odontológicas e garantir a segurança dos pacientes a Safety Soluções em Radioproteção, startup de Itajaí, apresenta ao mercado uma série de processos tecnológicos que mantém os equipamentos com funcionamento em pleno acordo com as regras estaduais e também dentro das normas, de acordo com as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

> Mais segurança na hora de fazer exames: Conheça tecnologia catarinense que auxilia nos diagnósticos por imagem

— Os testes de controle de qualidade, bem como o levantamento radiométrico em equipamentos de raios X odontológicos, devem respeitar as diretrizes sanitárias federal e estadual. Por isso, é importante que dentistas e centros de radiologia odontológica mantenham os equipamentos calibrados, para a proteção de pacientes e de sua equipe de colaboradores — orienta Renato, que é também físico médico.

As vistorias e avaliações técnicas da Safety respeitam as exigências da RDC 330 ANVISA e Normas Estaduais como, por exemplo, a Resolução Normativa 002/2015 DIVS Santa Catarina.

Quer saber mais sobre a Safety Soluções em Radioproteção? Acesse o site oficial.

Leia também

Afinal, qual é a importância das engenharias para a sociedade?

Como a Inteligência Artificial tem colaborado com o controle de qualidade de exames por imagens

Como os hábitos da cultura japonesa podem ajudar a investir melhor

Colunistas