A tecnologia, cada vez mais presente na vida cotidiana, apresenta reflexos importantes também na área da saúde. Entre os avanços apresentados, os diagnósticos por imagem se destacam por trazerem resultados confiáveis, precisos e de maneira prática. Esse modelo de avaliação é adotado por diversas áreas, inclusive a odontológica.
Continua depois da publicidade
Com a obtenção de imagens radiográficas em consultórios é possível, por exemplo, diagnosticar cáries, avaliar a necessidade de tratamentos de canal, analisar a raiz dos dentes e até mesmo a perda de tecido ósseo, entre outras avaliações. Ainda, além dos exames radiográficos convencionais, áreas como a implantodontia necessitam de diagnósticos mais sofisticados.
Atuando na reconstrução de parte do dente por meio de um implante, instalado no osso do maxilar ou mandíbula por meio de processo cirúrgico, a implantodontia tem uma dependência direta de exames por imagem, como as imagens tomográficas. Por isso, para garantir uma avaliação precisa, a tecnologia é peça-chave.
— Entre os diagnósticos por imagem requisitados nessa área da odontologia, está o ‘Cone Beam 3D‘, exame tridimensional que proporciona mais precisão, minimizando possíveis distorções dos tecidos e das projeções em apenas duas dimensões: altura e largura. Entretanto, a realização desses exames desperta também outro ponto de atenção: a segurança dos pacientes — destaca Renato Paciência, CEO da Safety Soluções em Radioproteção.
Tecnologia à favor da saúde
Visando aliar a precisão de diagnósticos por imagem em clínicas odontológicas e garantir a segurança dos pacientes a Safety Soluções em Radioproteção, startup de Itajaí, apresenta ao mercado uma série de processos tecnológicos que mantém os equipamentos com funcionamento em pleno acordo com as regras estaduais e também dentro das normas, de acordo com as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Continua depois da publicidade
— Os testes de controle de qualidade, bem como o levantamento radiométrico em equipamentos de raios X odontológicos, devem respeitar as diretrizes sanitárias federal e estadual. Por isso, é importante que dentistas e centros de radiologia odontológica mantenham os equipamentos calibrados, para a proteção de pacientes e de sua equipe de colaboradores — orienta Renato, que é também físico médico.
As vistorias e avaliações técnicas da Safety respeitam as exigências da RDC 330 ANVISA e Normas Estaduais como, por exemplo, a Resolução Normativa 002/2015 DIVS Santa Catarina.
Quer saber mais sobre a Safety Soluções em Radioproteção? Acesse o site oficial.
Leia também
Afinal, qual é a importância das engenharias para a sociedade?
Continua depois da publicidade
Como a Inteligência Artificial tem colaborado com o controle de qualidade de exames por imagens
Como os hábitos da cultura japonesa podem ajudar a investir melhor
 
				 
                                    