nsc
dc

Alesc é tech

Tecnologia deve tornar setor público mais eficiente

Assembleia sela parcerias com outras instituições públicas e aposta em iniciativas para melhorar prestação de serviços

28/08/2021 - 07h32 - Atualizada em: 22/10/2021 - 08h41

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Alesc trabalha em soluções eficientes para entregar respostas mais rápidas aos cidadãos e economizar recursos
Alesc trabalha em soluções eficientes para entregar respostas mais rápidas aos cidadãos e economizar recursos
(Foto: )

Com o foco em facilitar o trabalho interno e aumentar a agilidade nas respostas ao cidadão catarinense, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Alesc, tem apostado em parcerias e soluções digitais que aceleram o andamento das demandas da Casa e promovem economia.

Uma delas é o E-Legis, em desenvolvimento com apoio da Assembleia do Estado do Rio Grande do Norte. O E-Legis permite digitalizar processos que passam pelas Comissões antes de chegar ao Plenário, fazendo com que o parlamentar tenha acesso a todos os projetos, acompanhando sua tramitação, de forma remota por meio de um tablet, um recurso que se mostrou fundamental diante das novas normas sanitárias advindas da pandemia do Covid 19.

A adoção desse software está sendo viabilizada graças a outra medida de digitalização de processos já incorporada pela Assembleia, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) obtido em parceria com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Com o SEI, os documentos administrativos internos circulam de forma virtual, o que resultou numa diminuição expressiva do uso de papel, contribuindo para a sustentabilidade do Parlamento, e também em mais rapidez na circulação pelos setores responsáveis.

— É econômico e ágil. Você envia os documentos em tempo real pelo computador, evitando aquelas rotinas de distribuir processos impressos em papel, economiza tempo — explica o diretor de tecnologias da informação da Alesc, Eduardo Andrada.

> Saiba como Open Innovation pode ajudar a manter a relevância de uma empresa no mercado

Além disso, a Alesc busca parceria com o Ministério Público de Santa Catarina para viabilizar um projeto que integra os Poderes e compartilha informações, dados, estatísticas e números do Estado, possibilitando que os parlamentares atuem de forma mais assertiva nas demandas do cidadão.

— Essas parcerias permitem acesso rápido a informações precisas de cunho social e econômico, ajudamos o nosso parlamentar a atuar de forma assertiva em suas demandas. Imagine você ter conhecimento de alguma necessidade de um município na área da saúde, ou na área da segurança, por exemplo, e responder de pronto àquela necessidade — exemplifica Eduardo.

Para o presidente da Assembleia, o deputado Mauro de Nadal, como a tecnologia já faz parte do dia a dia do catarinense, não poderia ser diferente dentro da Casa e ela transparece na agilidade dos processos.

— A sintonia da Alesc com a tecnologia é exposta através da agilidade do trabalho, então todo o sistema digital da Casa faz parte desse processo de inovação que vai permitir que o cidadão acesse os serviços mas, acima de tudo, possa oferecer também aos parlamentares informações necessárias para que possamos ter políticas pontuais e que atendam o catarinense — afirma Nadal.

O futuro é logo ali

No início de 2020, a Alesc, juntamente com os demais Poderes do Estado, passou a estudar a implementação do InovaGov, em Santa Catarina. O projeto já acontecia na esfera federal e tem o propósito de auxiliar na análise de interesses, objetivos e dificuldades comuns dos Poderes, unindo Poder Executivo, Tribunal de Justiça (TJSC), Tribunal de Contas (TCE/SC) e Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

> Hashtags surgiram há mais de 10 anos na internet; conheça a origem

— O InovaGov tem como objetivo desenvolver projetos conjuntos de inovação a fim de incrementar a eficiência das ações de controle para beneficiar os catarinenses. A rede InovaGovSC vai além do uso de novas tecnologias. A ideia é promover e apoiar a execução de projetos e práticas colaborativas até mesmo em ambiente offline, que vão conferir maior eficiência, eficácia e efetividade à gestão pública e à prestação de serviços aos cidadãos — relata o Diretor Legislativo, Leonardo Lorenzetti.

Assista ao vídeo:

Acesse o canal Gestão de Valor do NSC Total.

Leia também

Afinal, qual é a importância das engenharias para a sociedade?

Família Schurmann vai dar a volta ao mundo de barco para alertar sobre poluição

Nos 200 anos de Anita Garibaldi, linha do tempo mostra vida da catarinense

Colunistas