Na temporada de verão o consumo de água e energia elétrica aumentam consideravelmente. A Celesc espera um aumento de 9,4% no consumo de energia e a Casan está se preparando para um incremento de 10% na produção de água. Ainda assim, sempre vale o esforço para economizar no uso desses insumos nesse período. Confira:

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Como economizar energia elétrica

Ar-condicionado

Regule a temperatura em 23°C, que é confortável para refrescar o ambiente e garante o bom funcionamento do motor. Além disso, se você ainda não comprou o aparelho, a Celesc indica dar preferência para modelos Split e Inverter com selo Procel. Eles são mais eficientes e gastam menos energia. Na hora de instalar, escolha a parede do ambiente que tem mais sombra. Vai fazer o aparelho “trabalhar” menos para manter o local em temperatura agradável no verão.

Chuveiro elétrico

O uso demorado do chuveiro elétrico lidera o consumo de energia na maioria das residências e pode representar um acréscimo de 25% a 35% no valor total da conta de luz. Para reduzir esse valor, utilize o aparelho no modo verão e evite banhos demorados, pois, além de economizar luz, economiza água. Além disso, feche a torneira do chuveiro quando não estiver usando ou enquanto estiver se ensaboando. Se possível, opte pelo sistema solar de aquecimento de água para o banho quente.

Geladeira

Para reduzir o consumo do aparelho, ajuste o termostato de acordo com a época do ano. Mantenha a borracha de vedação em bom estado, não deixe a porta aberta por muito tempo, não guarde alimentos quentes e não seque roupa na parte de trás. Outra dica é colocar a geladeira distante dos equipamentos que são fontes de calor, como o fogão e o forno elétrico. Também evite abri-la o tempo todo para diminuir a variação de temperatura no verão e economizar.

Continua depois da publicidade

Ventilador

Ventiladores podem ser bons aliados para combater o calor gastando menos que o ar-condicionado. No chão, no teto ou na parede, eles são uma opção mais em conta para refrescar os ambientes. Observe a quantidade de vento que o modelo é capaz de produzir. Na etiqueta é informada a vazão do ventilador e o índice de energia consumida. Se dois modelos consomem a mesma quantidade de energia, opte por aquele de maior quantidade de vento gerado, porque será capaz de ventilar mais que o outro.

Modo stand by

O modo “stand by” – ou modo de espera – também consome energia do aparelho eletrônico. O indicado é desligá-los enquanto não estão sendo usados, isso faz a diferença no valor da fatura no fim do mês. Outra dica é programar os aparelhos para desligarem a cada duas horas.

Ranking de consumo

Uma dica para economizar mais é saber o consumo de energia de cada aparelho. Por exemplo, uma air fryer de 1500 W ligada por 30 minutos equivale ao consumo de 25 lâmpadas Led de 6W ligadas por 5 horas. Assim, sabendo o consumo de cada aparelho, opte pelos mais econômicos.

Como economizar água no verão

Chuveiro

Ter consciência sobre o quanto se gasta com o chuveiro aberto ajuda a reduzir esse tempo. Depende muito do tipo de chuveiro, se você mora em casa ou apartamento, mas em média gasta-se em torno de 6 litros de água por minuto. Então, em um banho de 20 minutos o gasto de água pode chegar a 120 litros. Em um banho de 5 minutos é possível reduzir para 30 litros. Evitar escovar os dentes, se barbear ou depilar embaixo do chuveiro é outra ação que pode ajudar na economia.

Continua depois da publicidade

Pia do banheiro

Não é necessário escovar os dentes com água corrente. Quando você escova os dentes durante 5 minutos com a torneira não muito aberta, gasta aproximadamente 12 litros em casa e 80 litros em apartamento. Fechando a torneira enquanto escova os dentes, e enxaguando a boca com um copo d’água, é possível economizar 11,5 litros em casa e 79 litros em apartamento.

Vaso sanitário

Preste atenção para não apertar a descarga mais tempo do que o necessário. Um vaso sanitário com válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta cerca de 12 litros. Uma válvula defeituosa pode gastar até 30 litros. Por esta razão, deve-se manter a válvula da descarga sempre regulada, consertando-se os problemas assim que forem observados. Além disso, é importante não fazer o vaso sanitário de lixeira, jogando cabelos, cigarros, papeis ou outros materiais que vão exigir que a descarga seja acionada várias vezes.

Pia da cozinha

Ensaboar a louça e abrir a torneira somente para enxaguar, vai economizar 1.000 litros no final do mês. Limpar os restos de alimentos com guardanapo ou papel toalha e deixar a louça alguns minutos de molho também vai facilitar o trabalho e ajudar a economizar. Jogue os resíduos no lixo, nunca no ralo da pia para não entupir. Reduzir a quantidade de detergente é outra dica importante, pois vai exigir menos tempo de enxágue.

Máquina de lavar louça e máquina de lavar roupas

Na máquina de lavar louças são gastos 40 litros por lavagem, então utilize-a somente quando estiver cheia. No caso da máquina de lavar roupas, procure não acionar sem que o equipamento esteja na capacidade orientada pelo fabricante. Você vai economizar água e energia. A máquina com capacidade de 5 quilos gasta 135 litros por lavagem, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Tanque

Utilizando baldes para lavar roupas, reduzindo para 3 minutos o tempo de torneira aberta, você pode economizar cerca de 1.000 litros no final do mês. Essa água já usada também pode ser reutilizada na limpeza de garagens e calçadas, evitando-se o gasto com mangueiras.

Mangueira

Lavar calçadas com a mangueira é um hábito comum e que gera grande consumo de água. Por isso, usar a vassoura para tirar a sujeira mais grossa, e reaproveitar a água da máquina de lavar roupas, ou aquela em que as roupas foram deixadas de molho, também vai ajudar a economizar água.

É muito importante molhar as plantas no verão, para isso, utilize o regador ao invés da mangueira. Além disso regar as plantas nas primeiras horas da manhã, ou no final de tarde, para ter um aproveitamento maior de água, evitando a rápida evaporação nos horários de sol forte. Ao fechar a mangueira, certifique-se de que ela não ficou pingando.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Andréa da Luz

PUBLICIDADE

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Leia também

Onda de calor deve elevar temperaturas até 40°C em oito estados brasileiros; veja quais

FOTOS: Supervulcão capaz de mudar o clima do planeta preocupa especialistas

Temperatura global bate recorde de calor e atinge 2°C acima da era pré-industrial

Destaques do NSC Total