nsc
dc

Opinião

Tendências Tecnológicas: a chave para a construção do futuro

D.J. Castro, estrategista de marcas e consultor de marketing e fundador da Nexia Branding, comenta em artigo sobre as tendências que transformam a nossa realidade

11/04/2021 - 09h00

Compartilhe

Por Fabrício Vitorino
Tendências Tecnológicas: a chave para a construção do futuro
Tendências Tecnológicas: a chave para a construção do futuro
(Foto: )

Segundo o Instituto Future Today, existem 11 grandes fontes de mudança que devem ser mapeadas para detectar as tendências que transformam a nossa realidade. Entre elas, uma das principais é a tecnologia – que é o tecido conectivo que liga negócios, governos e a sociedade. Por conta disso, é muito importante compreender as mudanças tecnológicas para poder perceber para onde as coisas estão evoluindo, além de poder escolher quais tecnologias serão utilizadas em determinado projeto ou negócio.

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

As 4 leis das tendências tecnológicas são: 

1 - As tendências são movidas por forças primárias de mudança e as nossas necessidades humanas básicas;

2 - As tendências são oportunas, mas persistem na esteira de novos desenvolvimentos;

3 - Tendências são a convergência de sinais fortes e fracos ao longo do tempo;

4 - Tendências evoluem enquanto emergem.

Para quem pretende fazer planejamento estratégico como um futurista, é preciso pensar exponencialmente, e agir de forma incremental.

Traçar os cenários possíveis a partir das informações que temos no presente, de acordo com probabilidade, e montar planos de contingência para cada possibilidade.

As decisões táticas devem estar alinhadas com as estratégias de longo prazo da organização. Assim, se equilibra a visão de futuro com as ações no presente, garantindo maior possibilidade de sucesso. Essa visão estratégica reduz a incerteza sobre o futuro. É mais sobre preparação do que sobre previsão.

Essa abordagem é uma atividade estratégica que usa dados quantitativos e qualitativos, frameworks e ferramentas para construir visões plausíveis de futuro para que os gestores possam tomar decisões bem informadas hoje.

Companhias com uma metodologia dedicada à visão estratégica têm muitas vantagens sobre os concorrentes, com 33% mais lucratividade e 200% mais crescimento. Estratégia focada no futuro melhora o planejamento, a definição de objetivos, a entrada em novos mercados, e também ajuda a construir mentalidade mais flexível e adaptável entre executivos e colaboradores, mesmo durante temos de incertezas. E, como provou Charles Darwin, quem se adapta melhor, sobrevive melhor. Na vida e nos negócios.

Leia também:

Uso da palavra "vacinado" dispara nas bios do Tinder

Arco-íris em Marte? Perseverance captura imagem e esclarece mistério

Caso Henry: aparelho israelense quebrou segurança do WhatsApp?

Com placa na frente da loja, padaria de Florianópolis oferece doações para quem precisa

Estátua de Cristo no RS supera a do Rio de Janeiro e vira a maior do Brasil

A cerveja mais alcoólica do Brasil: rótulo paulista bate recorde nacional e custa R$ 450

Colunistas