Nem todos compram um carro e pensam como ele ficaria após uma violenta colisão, mas saber que ele passou nota máxima em um crash test pode ser decisivo na hora da compra. O novo VW Tera recebeu a nota máxima de 5 estrelas em segurança nos testes do Latin Ncap, realizado no protocolo mais recente, destacando-se nas avaliações rigorosas de segurança.

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Conhecemos o Volkswagen Tera de perto e te contamos os detalhes

Agora, o compacto faz parte do grupo de SUVs mais seguros do Brasil, ao lado de modelos como T‑Cross, Nivus e Taos, que também receberam a nota máxima da entidade.

Os testes avaliam a proteção para adultos, crianças, pedestres e os sistemas de assistência ao condutor, e consideram os diversos itens de proteção presentes em todas as versões.

O novo Tera, desenvolvido e fabricado em Taubaté (SP), usa a plataforma MQB, e conta com materiais avançados e aços de ultra-alta resistência na estrutura do SUV.

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O VW Tera possui em todas as versões seis airbags, frenagem autônoma de emergência com proteção de pedestres, controle eletrônico de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico de diferencial, sistema de detecção de fadiga do motorista e monitoramento da pressão dos pneus. Nas versões Comfort e High, também é equipado com Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC).

Volkswagen Tera chega com preço competitivo e sistema inédito de IA

Na versão High, top de linha, o pacote Adas amplia a segurança ao incluir assistente ativo de mudança de faixa, câmera multifuncional e detector de ponto cego com assistente de saída de vaga.

Como é feito o teste

O protocolo do Latin Ncap (2020-2025) avalia quatro aspectos: proteção aos ocupantes adultos, crianças, pedestres e sistemas de assistência ao condutor. A nota final é determinada pelo menor índice entre esses quatro grupos.

No grupo de Proteção aos Ocupantes Adultos, são realizados ensaios que avaliam requisitos de segurança e desempenho biomecânico, incluindo impactos frontais a 64 km/h, laterais a 50 km/h e contra postes a 29 km/h, além de testes de frenagem autônoma até 50 km/h, análise do efeito chicote na coluna cervical, integridade do sistema de combustível e uma folha de resgate para bombeiros indicativa dos pontos de corte na estrutura do veículo.

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A avaliação no grupo de Proteção aos Ocupantes Crianças considera o desempenho nos impactos frontal e lateral, os itens de proteção para crianças no veículo e a facilidade e segurança na instalação de cadeirinhas infantis.

O grupo de Proteção aos Pedestres avalia os índices de lesão nas pernas, pélvis e cabeça de crianças e adultos durante testes de impacto frontal em veículos, além de verificar o funcionamento do sistema de frenagem autônoma com detecção de pedestres.

No grupo de Sistemas de Assistência ao Condutor, são avaliados dispositivos como alerta de uso de cintos de segurança, controle eletrônico de estabilidade, limitador de velocidade, frenagem autônoma de emergência até 80 km/h, assistente ativo de mudança de faixa e detector de ponto cego.

“O resultado do Volkswagen Tera é um dos mais relevantes dos últimos anos do Latin NCAP. Este modelo, que aspira a ser popular em preço e vendas, demonstra mais uma vez que a segurança cinco estrelas pode ser padrão e produzida na região. É fundamental que a Volkswagen tenha decidido oferecer Frenagem Autônoma de Emergência (AEB)  de série em quase todos os mercados da região em um modelo tão popular. Este resultado é um apelo a todos os fabricantes de veículos que ainda resistem em valorizar a vida dos latino-americanos da mesma forma que a dos europeus”, disse Alejandro Furas, secretário geral do Latin Ncap. 

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Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial

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