nsc
dc

Susto!

Terremoto atinge o Peru e tremor é sentido em cidades no Brasil

Fenômeno chegou à magnitude de 5.7, segundo o Serviço Geológico dos EUA

09/10/2021 - 21h57 - Atualizada em: 09/10/2021 - 22h10

Compartilhe

Maria Eduarda
Por Maria Eduarda Dalponte
Terremoto no Peru foi sentido no Brasil
Terremoto no Peru foi sentido no Brasil
(Foto: )

Um terremoto que atingiu o Peru na noite deste sábado (9), com magnitude 5,7, foi sentido por brasileiros. Moradores do Acre e de Rondônia relataram sentir o tremor. Não há registro de feridos ou de danos nas cidades.

> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que monitora as atividades sísmicas no mundo, o epicentro do abalo aconteceu a 13,5 km da superfície. Essa distância é muito pequena, se comparada aos demais terremotos. Isso fez com que o efeito do tremor fosse mais forte e chegasse ao Brasil.

Os tremores foram sentidos na Arena da Floresta, em Rio Branco, durante a final do campeonato acreano, entre Rio Branco x Humaitá. A Capital do Acre está localizada a cerca de 1,1 mil quilômetros do epicentro do terremoto, no Peru. Enquanto isso, Porto Velho, em Rondônia, está a 1,6 mil quilômetros do centro dos abalos.

> Vulcão que pode causar tsunami no Brasil entra em sinal de alerta depois de décadas adormecido

O epicentro dofenômeno foi registrado entre o Parque Nacional de Manú e o Parque Nacional Alto Purus. Apesar da grande intensidade e da pouca profundidade, os danos não foram extensos, já que a área é rodeada por mata.

"Senti aqui em Porto Velho, agora pouco, achei que estava com tontura", escreveu uma moradora de Rondônia nas redes sociais. Comentários de espanto e de surpresa encheram a internet no final deste sábado (9).

Fenônemos naturais que podem atingir o Brasil

Leia também

Existe vulcão no Brasil? Quando foi identificada atividade vulcânica no Sul do país

Draga do alargamento em Balneário Camboriú vai gastar fortuna para reabastecer no PR

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

Colunistas