nsc
nsc

Navegação

Draga do alargamento em Balneário Camboriú vai gastar fortuna para reabastecer no PR

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
09/10/2021 - 12h56
Draga na orla de Balneário Camboriú
Draga na orla de Balneário Camboriú (Foto: Reprodução, prefeitura de BC)

A draga Galileo Galilei, que faz a captação e transporte de areia para as obras de alargamento da Praia Central em Balneário Camboriú, viajou na noite desta sexta-feira (9) para reabastecer no Porto de Paranaguá, no Paraná – o mais próximo a fornecer o combustível usado pela embarcação, o VLSFO. Desta vez, a draga precisará de 1,8 milhão de litros. São mais de R$ 5 milhões para “encher o tanque”.

Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Como o prático Alexandre Gonçalves da Rocha já explicou à coluna, o VLSFO é m combustível considerado menos poluente por ter baixa dosagem de enxofre. A partir deste ano, ele passou a ser obrigatório nas embarcações que navegam pela Europa. O VLSFO custa em média US$ 530 por tonelada, e tem a especificidade de não poder ser misturado a outros combustíveis.

Por que draga que faz alargamento em Balneário Camboriú precisou ir até o PR para abastecer

Balneário Camboriu é autuada por executar obras de alagarmento diferentes da licença, diz IMA

A draga Galileo Galilei pertence à empresa Jan de Nul, que tem sede em Luxemburgo. Essas embarcações costumam viajar todo o mundo executando obras de dragagem, especialmente nos portos – antes de vir a Balneário Camboriú, por exemplo, a draga estava no Oriente Médio. O vaivém intercontinental explica a exigência por um tipo específico de combustível.

Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões

O reabastecimento estava previsto para os próximos dias, mas foi adiantado por questões climáticas. Após encher o tanque, a draga deve retornar a Balneário Camboriú na segunda-feira (11), antes do feriado. Até lá, rebocadores farão o transporte da tubulação que transporta a areia até a orla, da altura da Rua 3.700 para a altura da Rua 1.800. A intenção é facilitar o engordamento do trecho Norte da Praia Central.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia também

Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer

Entenda o conflito no Afeganistão com volta do Talibã ao poder em 10 perguntas e respostas​​​​

Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid​​

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e CoronavacReceba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas