O número de mortos vítimas do terremoto que atingiu Mianmar nesta sexta-feira (28) chegou a 1.644, segundo divulgado pela mídia estatal neste sábado (29). O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o fenômeno foi de magnitude 7,7 e a uma profundidade de 10 quilômetros, seguido por um poderoso tremor secundário.
Continua depois da publicidade
Receba as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Além das vítimas fatais, o terremoto deixou ao menos 2.376 pessoas feridas, conforme os números atualizados neste sábado. Durante a madrugada, a informação era de que ao menos 144 pessoas morreram e 732 ficaram feridas após os tremores no país. Mais tarde, houve uma atualização para 694 e, segundo a última divulgação da mídia estatal, os mortos somam mais de mil.
Imagens impressionantes mostram momento em que arranha-céu desaba após terremoto na Tailândia
Na Tailândia, os tremores derrubaram um prédio em construção em Bangkok, onde equipes de resgate fazem buscas por 101 desaparecidos nos escombros. Nenhum deles havia sido encontrado até a última atualização desta reportagem. Pelo menos nove pessoas morreram na cidade, informou o governo tailandês.
Continua depois da publicidade
Vídeo mostra momento em que prédio desaba
O terremoto
O epicentro do tremor foi localizado a 16 quilômetros a noroeste da cidade de Mandalay, que fica na região central de Mianmar. Além da magnitude considerada muito alta, o que agravou a força dos tremores foi a pouca profundidade do epicentro, que ocorreu a 10 quilômetros do solo.
A junta militar que governa Mianmar decretou estado de emergência em seis regiões, incluindo Sagaing, Mandalay e a capital, comunicou a mídia estatal. Desde o golpe de Estado em 2021, a junta detém o controle sobre rádio, televisão e jornais na região. O acesso à internet também é limitado.
Leia mais
Entenda o que é o fenômeno de “liquefação” que pode acontecer em Mianmar após terremoto
Mortos, feridos e destroços: o que se sabe sobre terremoto em Mianmar sentido em mais 2 países