nsc
an

Pandemia

Laboratório Municipal de Joinville é autorizado a realizar a análise dos testes de coronavírus da região

Objetivo é agiizar o processamento dos resultados, para conceder diagnósticos mais rápidos

19/08/2020 - 16h08 - Atualizada em: 19/08/2020 - 16h23

Compartilhe

Cláudia
Por Cláudia Morriesen
foto mostra a fachada do Laboratório Municipal de Joinville
Laboratório de Joinville será o único a fazer os testes pelo SUS além do Laboratório Central de Santa Catarina
(Foto: )

O Laboratório Municipal de Joinville recebeu autorização para processar os testes para coronavírus da região Norte e Nordeste de Santa Catarina. O Governo do Estado anunciou essa decisão nesta segunda-feira (17), durante a Audiência Pública da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A autorização para que o Laboratório Municipal de Joinville realize os diagnósticos havia sido solicitada pela Amunesc em ofício enviado no dia 17 de julho ao governador Carlos Moisés.

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia

O objetivo é agilizar os resultados dos exames e facilitar o diagnóstico precoce, evitando que muitos pacientes ocupem, sem terem a confirmação de seu quadro clínico, as vagas de UTI e enfermaria que são exclusivas para pacientes com Covid-19. Na região Nordeste, estes leitos já possuem ocupação próxima da lotação máxima há semanas, atingindo 100% em vários dias. Atualmente, devido à alta demanda, o Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen/SC) está com sua capacidade de atendimento comprometida e os resultados dos exames demoram muitos dias.

>"Você lembra como é ter 10 anos?": joinvilense pergunta em vídeo sobre menina que engravidou após estupro

A dificuldade de obtenção destes insumos tinha sido a justificativa do secretário André Motta para a não habilitação de outros laboratórios pela secretaria. O presidente da Amunesc e prefeito de Joinville, Udo Döhler, se comprometeu a buscar estes insumos para que o Laboratório Municipal também possa realizar os testes. 

O Laboratório Municipal de Joinville possui atualmente dois equipamentos capazes de realizar os exames, e já havia sido relacionado pelo Ministério da Saúde como um dos laboratórios com capacidade para realizar os testes moleculares. Um dos equipamentos tem possibilidade de realizar 90 amostras/dia, e o outro pode realizar 24 amostras/dia, mantendo a rotina atual de diagnóstico de outras comorbidades.

Colunistas