nsc
dc

Games

Torneio Universitário de eSports: conheça o Rocket League, modalidade presente na competição

Da mesma maneira que o eFootball, o Rocket League também é uma modalidade estreante no Torneio Universitário de eSports de 2021

21/09/2021 - 08h00

Compartilhe

Por Matheus Dal Prá
Pela primeira vez, Rocket League estará presente no Torneio Universitário de eSports.
Pela primeira vez, Rocket League estará presente no Torneio Universitário de eSports.
(Foto: )

O Rocket League é um jogo desenvolvido pela Psyonix que foi lançado em 2015 para PC e PlayStation 4. Posteriormente, foi lançado também para Xbox One, MacOS, Linux e Nintendo Switch. Em setembro de 2020, o jogo se tornou gratuito para jogar em todas as plataformas. Por ser um jogo multiplataforma, o cenário competitivo do jogo está crescendo muito e tende a ser um dos mais jogados nos próximos anos, a modalidade é estreante no Torneio Universitário de eSports.

No final das contas, Rocket League surgiu como uma continuação do Supersonic Acrobatic Rocket-Powered Battle-Cars, jogo que foi lançado pela mesma desenvolvedora, a Psyonix em 2008 para o PlayStation 3. Apesar do jogo ter consolidado uma grande quantidade de fãs, as fortes críticas fizeram com que o projeto fosse para os ares. Em 2013 a empresa começou o desenvolvimento do Rocket League refinando a jogabilidade do então fracassado Battle-Cars. Com isso, a desenvolvedora encontrou as falhas de todo o processo e fez com que o Rocket League fosse um sucesso.

Como funciona o jogo?

De uma maneira muito parecida que o projeto inicial Battle-Cars apresentava, os jogadores controlam um carro que é movido por um foguete, com objetivo de acertar uma bola gigante e fazer o gol, como no futebol. Os carros conseguem pular e acertar a bola, utilizando combos com o impulso para fazer ótimas jogadas. Esses impulsos podem ser utilizados para deixar o carro mais rápido num período de tempo limitado. Combinando esse acréscimo de velocidade com malandragem você poderá destruir o carro do adversário, deixando a equipe com um jogador a menos por alguns segundos. Ao usar esses impulsos com os saltos, os jogadores podem orientar os carros, permitindo um voo controlado e objetivo. Esquivas rápidas no chão também são ótimas maneiras de ter uma vantagem contra o adversário.

Rocket League é um sucesso desde seu lançamento, em 2015.
Rocket League é um sucesso desde seu lançamento, em 2015.
(Foto: )

Normalmente as partidas de Rocket League duram 5 minutos, caso a partida termine empatada, uma prorrogação é disputada, com disputa de gol de ouro. Existem as partidas casuais e classificadas, essa última serve como o modo competitivo do Rocket League, onde os jogadores competem por divisões onde serão ranqueados. Os jogos podem ser disputados em 1vs1 até 4vs4. Além

> Mansão de Joinville reúne gamers com milhões de seguidores

disso, em 2016 foi adicionado ao jogo o modo de Treinamento Personalizado, servindo para auxiliar os jogadores que recém começaram no jogo.

Modos de jogo do Rocket League

Alguns modos de jogo do Rocket League podem ser divertidos para jogar casualmente com seus amigos. Vamos falar um pouco sobre cada um deles.

· Basquete

O modo Basquete, como o próprio nome já diz, é o modo de jogo estilo basquete. Ele foi adicionado em 2016, onde os gols são substituídos por cestas de basquete a Arena Dunk House é a única utilizada. Esse modo de jogo está disponível para jogar offline nos Modos Extras, porém, caso você queira disputar partidas online, as equipes são limitadas em 2vs2, enquanto na offline você pode jogar no 1vs1 até no 4vs4.

> Cenário competitivo do PUBG Mobile, de Santa Catarina para o mundo

· Dropshot

Dropshot foi adicionado em março de 2017 ao Rocket League. O estilo desse modo é diferente, os gols não são o foco e sim painéis hexagonais no chão que os jogadores devem quebrar. É o único modo de jogo que se pode utilizar a Arena Core 707. A bola é eletrificada, fazendo com que os painéis no chão se quebrem e as equipes marquem pontos através das lacunas abertas.

· Rumble ou Rixa

Em setembro de 2016, o Rumble ou no nosso português, Rixa, chegou para ser algo bem diferente do normal. Inspirado em Battle Royale, é um Mario Kart no Rocket League. Enquanto você foca em marcar gols, também é possível usar alguns power-ups que jogam adversários para longe, congelam ou bolas de espinhos que faz com que a bola grude em seu carro.

· Treinamento

Esse modo de jogo offline foi feito para ajudar os novos jogadores a praticar e dominar as habilidades fundamentais do jogo. Na verdade, isso serve não só para os iniciantes, e sim para todos os jogadores com objetivo de aprimorar e treinar alguns combos e combinações de manobras. O modo permite que os jogadores consigam criar jogadas para depois aplicar nas partidas competitivas.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

· Dia da Neve

Disponível apenas nos modos online, esse jogo a bola é substituído por um disco de hóquei. As partidas ocorrem em duas arenas, o Estádio DFH e Coliseu de Utopia. De maneira muito parecida com o método padrão, os carros chocam-se no disco com finalidade de fazer o gol, porém, a física muita um pouco, já que o disco é mais pesado que a bola.

Snow Day é um modo de jogo na neve, inspirado em hóquei.
Snow Day é um modo de jogo na neve, inspirado em hóquei.
(Foto: )

Pela primeira vez, o Rocket League é uma modalidade confirmada no Torneio Universitário de eSports. As seletivas acontecem no dia 02 de outubro, com as finais das conferências A e B no dia 06 de novembro. No dia 07 de novembro, a grande final acontecerá. Lembrando que as inscrições já terminaram, para obter mais informações acesso o site tues.gg.

Leia também:

>> Conheça a ATCTC UFSC, equipe participante do Torneio Universitário de eSports

> O sucesso da equipe Gaming catarinense Havan Liberty

>> Conheça 'Manteiga', a jovem de Joinville que acumula milhares de seguidores no mundo dos games

> O cenário competitivo de eFootball PES em Santa Catarina e no Mundo

Colunistas