nsc
an

E-sports

Mansão de Joinville reúne gamers com milhões de seguidores

A organização Hero Base promete colocar Joinville no cenário gamer nacional

02/09/2021 - 11h28 - Atualizada em: 02/09/2021 - 12h35

Compartilhe

Isadora
Por Isadora Nolf
Hero Base em Joinville
A casa sede da Hero Base, em Joinville
(Foto: )

Em uma mansão de condomínio fechado em Joinville fica a Hero Base, a primeira organização gamer da cidade e pioneira no cenário de e-sports em Santa Catarina. O lançamento da casa foi anunciado em maio de 2021 e já reúne jogadores e criadores de conteúdo que somam milhões de seguidores nas redes sociais. 

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A "base dos heróis" foi encabeçada pelo influenciador João Sampaio, que é conhecido no universo gamer como Flakes Power. Ele começou no Youtube fazendo vídeos de Clash Royale e, em apenas um ano, explodiu na cena dos games. Hoje em dia, ele produz conteúdo principalmente sobre Fortnite, contando com 6 milhões de inscritos e 1 bilhão de visualizações. 

Flakes Power
Flakes Power, natural de Joinville
(Foto: )

Flakes é nascido e criado em Joinville, e insistiu que a organização fosse sediada aqui ao invés de cidades como São Paulo ou Rio de Janeiro, onde o cenário dos e-sports já é mais consolidado. 

> Catarinense Luis Gustavo “BES Toddy” Hüttl foi TOP 1 mundial no Teamfight Tactics

- Eu sou apaixonado por essa cidade, e acho que a qualidade de vida que a gente tem aqui (em Joinville) é muito melhor do que a gente teria se a gente morasse em São Paulo mesmo. Então, a gente resolveu ficar em Joinville, explica. 

Todo tipo de conteúdo

Desde maio, a Hero Base já atraiu vários criadores de conteúdo e ainda mais seguidores. O foco das produções, que antes era Fortnite, agora se expandiu para uma diversidade de jogos e até mesmo vídeos que mostram a rotina dos membros da casa. 

João Victor Feio, diretor da casa, conta que este tipo de conteúdo casual é importante porque gera engajamento com o público. 

- A gente sabe que ele (o público) gosta muito disso, dessa interação que os influenciadores conseguem apenas estando no espaço. Com um influenciador, com outro, eles fazem essa conexão e acaba sendo muito mais gostoso de assistir. A gente sabe dessa necessidade do público, dessa vontade, e sabe da necessidade do influenciador de ter estrutura suficiente para fazer isso, para fazer isso acontecer. 

> TRX e-sports fatura título nacional de LOL

Até mesmo o conteúdo sobre games varia dentro da Hero Base. Lá é possível encontrar "pro-players" (jogadores profissionais) como o Brunão. Ele veio de Campinas até Joinville para integrar a organização, e atualmente participa de campeonatos internacionais de Fortnite.

Brunão, pro-player
Brunão durante uma partida de Fortnite
(Foto: )

Mas a casa também possuiu membros mais casuais. O Derponce, por exemplo, gosta de fazer "experimentos sociais" nos jogos. 

- O meu foco hoje no jogo não é jogar e vencer a partida, é fazer amizade dentro do jogo com inimigos. Tipo, o pessoal tá ali brigando e eu no meio; a ideia sempre foi fugir do convencional do jogo, conta.

Cenário gamer em Santa Catarina

Entre os objetivos da Hero Base, um dos principais é chamar atenção para o cenário gamer no estado e em Joinville. O crescimento na visibilidade e no engajamento de Flakes e outros criadores de conteúdo é muito importante para este processo, e a expectativa é que a participação catarinense no mundo dos e-sports só aumente. 

- A gente já vê uma movimentação bem maior do ano passado pra agora em relação ao universo de games. Nós vemos novos eventos de games surgindo, e eu acredito que nos próximos anos vai acabar crescendo bastante, comenta Flakes. 

O influenciador ainda reforça que a possibilidade de expandir a organização para outras cidades é grande, mas que não pretendem abrir mão de Joinville. Junto com isso, João Victor alimenta a ideia de sediar eventos e feiras na cidade. 

*Com informações do repórter André Lux, da NSC TV

Leia mais: 

> A psicologia nos eSports e a influência da Universidade Federal de Santa Catarina

> Entenda como funciona o Valorant, jogo presente no Torneio Universitário de eSports

> "UFSC Titans" no TUeS: Veja tudo sobre a equipe

Colunistas