nsc
dc

Games

Catarinense Luis Gustavo “BES Toddy” Hüttl foi TOP 1 mundial no Teamfight Tactics

Além de jogador profissional pela Blake Sports, o atleta é streamer na Twitch e também fornece aulas particulares da modalidade para jogadores que querem aprender mais sobre o jogo

26/08/2021 - 12h58 - Atualizada em: 26/08/2021 - 13h09

Compartilhe

Por Matheus Dal Prá
Oito jogadores que se enfrentam com objetivo de construir equipes para lutar entre si.
Oito jogadores que se enfrentam com objetivo de construir equipes para lutar entre si.
(Foto: )

O Teamfight Tactics ou somente TFT como é conhecido, é um jogo de estratégia desenvolvido pela Riot Games. Todo o jogo é inspirado no universo de League of Legends, baseado no Dota Auto Chess onde um jogador disputa contra outro sete jogadores. O jogo foi lançado em 2019 para PC e em 2020 para iOS e Android. O destaque fica por conta do catarinense Luis Gustavo Hüttl que chegou ao TOP 1 do mundo na modalidade.

Como o jogo funciona

O jogo funciona em torno de oito jogadores que se enfrentam com objetivo de construir equipes para lutar entre si, restando somente um sobrevivente. Os jogadores poderão colocar estrategicamente os campeões em determinados locais do campo de batalha. A cada rodada, uma batalha de curta duração começa, com dois jogadores se enfrentando e final da rodada, cada inimigo poderá derrubar ouro, campeão ou itens. O número de campeões restantes do vencedor irá determinar quanta saúde o perdedor reduziu.

Oito jogadores que se enfrentam com objetivo de construir equipes para lutar entre si.
Oito jogadores que se enfrentam com objetivo de construir equipes para lutar entre si.
(Foto: )

A primeira rodada é uma espécie de roleta, o jogador escolhe um campeão. As primeiras rodadas você jogará contra minions controlados pelo computador, servindo para gerar itens, experiência e ouro para o jogador. Depois disso, você enfrentará outros jogadores com seus respectivos campeões escolhidos no começo da rodada. Durante a partida, rodadas de roleta surgirão e o jogador que tiver menos vida consegue pegar o campeão primeiro. Conforme você vai ganhando ou perdendo, a vida pode diminuir, se perder muitas vezes, será eliminado da partida. Porém, se vencer seguidamente, continuará no topo dos oito participantes, isso vai depender muito da performance.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Conforme você for ganhando mais ouro, você consegue comprar outros campeões que aparecem na loja na parte de cima da tela. Assim, você forma combinações mais fortes, variando de acordo com sua estratégia. Vence a partida o último jogador a ficar vivo.

O começo no Teamfight Tactics

Luis Gustavo Hüttl tem 23 anos e é natural de São Bento do Sul/SC. Ele se mudou para Araranguá em 2016 onde ingressou no curso de Engenharia de Computação na Universidade Federal de Santa Catarina, está em fase final de graduação. Como vimos acima, o Teamfight Tactics foi lançado em 2019, e Luiz logo no começo de 2020 teve seu primeiro contato com o jogo.

Luis Gustavo “BES Toddy” Hüttl é jogador profissional da Blake Sports de Teamfight Tactics
Luis Gustavo “BES Toddy” Hüttl é jogador profissional da Blake Sports de Teamfight Tactics
(Foto: )

Com a pandemia do COVID-19, ele teve um tempo pra se dedicar e ganhar experiência no jogo. Em pouco tempo, atingiu ótimos resultados e foi convidado a participar da seletiva para um dos primeiros times do cenário do TFT, a High Rollers. Foi aí sua primeira experiência dentro de uma equipe, com rotinas de treinamentos e atividades, além do começo de suas lives na Twitch.

O tempo passou e Toddy buscou novas experiências em um novo time, o Blake Esports. Essa equipe já contou com um jogador no começo da modalidade disputando o Mundial, além disso, os atuais TOP 1 e 2 do Brasil, pertencem a organização. Os jogadores que representam a equipe, dispõe de uma grande experiência, chamadas via Discord entre os jogadores com trocas de informações e dicas, aumentam ainda mais o conhecimento sobre o jogo.

1° lugar no Ranking Mundial

No primeiro set no TFT, Toddy chegou ao Desafiante (melhor divisão), ficando dentro das 250 vagas no Brasil. Na segunda temporada esse número caiu para 50 vagas, porém, nas últimas duas temporadas ele conseguiu ficar no TOP 5. Comparado com todas as regiões do mundo, Toddy conseguiu chegar ao TOP 1 mundial na temporada atual.

BES Toddy no TOP 1 do Ranking Mundial de Teamfight Tactics.
BES Toddy no TOP 1 do Ranking Mundial de Teamfight Tactics.
(Foto: )

O objetivo dele foi chegar ao topo, ele conta que hoje se encontra na posição 7 do mundo, pois as posições mudam constantemente, mas a maior alegria e satisfação foi ver seu nome no primeiro lugar. Normalmente, os jogadores que atingem o topo criam outras contas secundárias, mas não foi o seu caso, continuou jogando para criar conteúdo para suas lives.

Campeonato Brasileiro e Mundial

O cenário competitivo de TFT é separado pelos campeonatos oficiais organizados pela Riot Games e as competições da comunidade, que normalmente são feitas por alguma organização ou streamer. Esses torneios oficiais são campeonatos brasileiros chamados ProLegends, que dão duas vagas para o Campeonato Mundial de Teamfight Tactics. O jogador brasileiro Slooper da INTZ representou o Brasil em 2020 e ficou na terceira colocação, provando que o cenário brasileiro é muito competitivo.

> Conheça o Torneio Universitário de eSports, o TUeS> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

No próximo mês, nos dias 09 e 10 de setembro, irá ocorrer o Campeonato Brasileiro, onde conheceremos os dois representantes do Brasil no Mundial. Os qualificatórios para conseguir chegar no Brasileiro é muito disputado, podendo se classificar pelos pontos conquistados nas ranqueadas (pontos de liga) e também pelos campeonatos abertos/qualificatórios. Esses qualificatórios por serem abertos, mais de 1000 jogadores se inscrevem, e apenas o vencedor garante a vaga.

Luis disputou as qualificatórias abertas, chegou disputar as qualificatórias fechadas, mas não conseguiu a classificação para o Brasileiro. Na disputa, eram os 32 melhores jogadores da ranqueada, com nível alto de gameplay. Ele cita: “É muito importante para que o cenário competitivo continue forte, ocorram campeonatos da comunidade, eu mesmo estarei realizando o meu torneio no final do mês com algumas premiações para os vencedores, as organizações também se movimentam para realizar esses torneios”.

Streams diárias de Teamfight Tactics

Além de jogador profissional, Toddy é streameroficial da Blake Sports na plataforma Twitch. Para os jogadores que estão começando ou querem evoluir mais ainda no jogo, ele disponibiliza de aulas particulares sobre o TFT. Hoje em dia, Luis vive pelo jogo na função de streamer, jogador e professor. Com lives diárias no período da noite, normalmente começando as 18:00h.

Quando perguntando sobre o futuro e a carreira na área da Engenharia de Computação (curso que está em fase final) ou continuar a carreira de jogador/streamer. “No próximo mês, iniciarei o estágio obrigatório na área do meu curso, assim eu vou conseguir conhecer na prática tudo o que eu aprendi durante a graduação, assim eu consigo comparar e ter uma noção de como funciona”. Ele ainda revela que como é um jogo que não exige um treinamento árduo de horas e horas por dia, há chances de conciliar o trabalho em uma empresa, com jogar profissionalmente e fazer as lives. Você pode encontrar mais informações sobre as streams e campeonatos que Toddy disputa nas redes sociais abaixo:

· Twitch;

· Instagram;

· Twitter;

Discord.

Leia também: ​Game com temática manezinha é desenvolvido por primos de Florianópolis durante a pandemia

Jogo feito em Florianópolis ganha destaque em premiação internacional de games

Game com temática manezinha é desenvolvido por primos de Florianópolis durante a pandemia

Colunistas