nsc
dc

Games

Conheça o Torneio Universitário de eSports, o TUeS

Inscrições para o TUES começam neste domingo, dia 1º e vão ficar abertas durante todo o mês de agosto. Veja mais detalhes sobre a edição deste ano

01/08/2021 - 08h00

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
TUES-0
Fique por dentro da competição
(Foto: )

O Torneio Universitário de eSports (TUeS) teve a primeira edição no ano de 2016, contando com as modalidades de League of Legends, Counter Strike: Global Offensive e Hearthstone. Na época, as universidades brasileiras não tinham nenhuma liga/campeonato com grande alcance, a chegada do TUeS marcou de vez a era dos esportes eletrônicos universitários.

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Na primeira edição, 40 organizações estudantis de 4 estados diferentes competiram nas três modalidades, cerca de 530 estudantes participaram da competição. 

O sucesso no Brasil e a oportunidade na Europa

No ano de 2017, o TUeS já estava em outro patamar. Com planejamento para dois Splits durante o ano, o primeiro split reuniu cerca de 200 equipes na etapa online, contando com as três modalidades já conhecidas. A novidade ficou por conta de as finais serem todas presenciais, além do FIFA 17 que foi disputado também presencialmente.

No segundo Split do ano, além do FIFA que estreou no primeiro Split, o Clash Royale foi outra novidade. As 84 organizações de 11 estados diferentes que formaram a terceira edição do TUeS, fizeram com que essa edição fosse um espetáculo.

> Veja mais notícias sobre o mundo dos games

Nas modalidades coletivas, a UFABC Storm consagrou-se tricampeã no League of Legends, enquanto a Atlética Engenharias UTFPR Pato Branco conquistou o bicampeonato no Counter Strike: Global Offensive. Pelo Hearthstone, o título ficou com a Unicamp Tritons, já no FIFA, a DAEG Mackenzie levou o troféu para casa.

E na última modalidade decidida, Clash Royale, ficou com a UFABC Storm. Com isso, as cinco modalidades vencedores do TUeS 2° Split de 2017, receberam a chance de viajar para Portugal na disputa do Desafio Universitário. Nas finais, os brasileiros venceram o Clash Royale, Hearthstone e FIFA, no League of Legends e CS:GO, fomos derrotados na grande final.

TUES-1
Times de CS:GO da UTFPR (Brasil) e ISEP (Portugal) no Desafio Universitário
(Foto: )

Ascensão em 2018/2019 e pandemia em 2020

O sucesso do segundo ano do TUeS fez com que em 2018 novamente ocorresse dois Splits. O primeiro Split, 225 equipes de 17 estados foram inscritas com cerca de 100 universidades diferentes na disputa. Nesta edição, o Clash Royale e Hearthstone teve a Unicamp Tritons como a atlética vencedora, no FIFA, novamente a DAEG Mackenzie. No CS:GO, Anhembi Morumbi e no League of Legends, novamente, UFABC Storm.

No segundo Split, 112 organizações inscritas e o resultado final não teve muitas surpresas, a volta da Atlética Engenharias UTFPR Pato Branco para o tricampeonato do CS:GO, e o Insper Mad Fox como novidade no título inédito do Hearthstone. Clash Royale novamente a Unicamp Tritons, e no League of Legends, o quinto título seguido para a UFABC Storm, confirmando seu reinado na modalidade.

TUES-2
Final presencial no CCXP 2019 do Segundo Split do TUeS
(Foto: )

O ano de 2019 contou com algumas novidades no TUeS. O FIFA deu lugar para o eFootball PES, e o Hearthstone para o Rainbow Six Siege. Essas mudanças agitaram as atléticas, que ao final das inscrições já eram mais de 150 separadas por 20 estados brasileiros. A grande final em dezembro, foi realizada presencialmente no evento Comic Con Experience 2019 em São Paulo. Sem dúvidas, foi o melhor evento presencial de eSports Universitário.

> Confira a lista dos consoles mais buscados na OLX

Novamente a UFABC provou ser a maior equipe de League of Legends universitário do Brasil e venceu a grande final, no CS:GO, o tetracampeonato para UTFPR Pato Branco. No Clash Royale, AAA Vulcano foi o grande vencedor, na estreia do Rainbow Six, TECMACK – Universidade Presbiteriana Mackenzie foi a grande vencedora, com a INTZ A2E UFF sendo a grande campeã do eFootball PES.

Por outro lado, o ano de 2020 para o mundo inteiro foi difícil por conta da pandemia do COVID-19. Os eSports também sentiram, pois é uma competição que o público faz parte do espetáculo. A edição de 2020 foi marcada por ser totalmente online, sem final presencial, além da adição da modalidade de Free Fire na competição.

O evento teve 21 equipes no League of Legends, 17 equipes no CS:GO, 24 jogadores no eFootball PES, 24 equipes no Free Fire e 24 jogadores no Clash Royale. Com detalhe para o fim da supremacia do League of Legends, onde a equipe da Minerva Esports foi a vencedora, e no CS:GO a equipe da UFSCar FIRE.

O que esperar do TUeS 2021?

Neste ano, o TUeS está de cara nova e modernizada. Além disso, teremos modalidades estreantes na edição. Os já conhecidos CS:GO, League of Legends, eFootball PES 2021 e Clash Royale vão ter a companhia dos estreantes Valorant, PUBG Mobile e Rocket League. Espera-se que essa edição conte com mais de 150 atléticas e 15 estados do Brasil, além de 1800 atletas.

As inscrições para o TUeS começam neste domingo, dia 1º de agosto, e finalizam no dia 31. Para participar do TUeS 2021 são necessários alguns requisitos:

> O aluno deve ter no mínimo 17 anos. Alunos dos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado são todos elegíveis.

> É necessário estar regularmente matriculado em uma Instituição de Ensino Superior brasileira e estar vinculado a uma Atlética do seu curso.

> As inscrições são gratuitas! Os links para inscrições podem ser encontrados no site do TUES.

> Não há restrições de cursos, faculdades públicas ou privadas, regiões do país ou tempo de graduação.

*Texto de Matheus Dal Prá

Leia também:

> Flakes Power: gamer do ano, youtuber de Joinville busca ‘botão de diamante’ e aposta em streamer novato

> Game com temática manezinha é desenvolvido por primos de Florianópolis durante a pandemia

> Jogo feito em Florianópolis ganha destaque em premiação internacional de games

Colunistas