nsc
dc

SEM LEITOS E RESPIRADORES

Transferências de pacientes com Covid ao Espírito Santo são suspensas temporariamente em SC

09/03/2021 - 17h36 - Atualizada em: 09/03/2021 - 20h08

Compartilhe

Clarissa
Por Clarissa Battistella
Um paciente de Chapecó foi enviado ao ES horas antes da suspensão das transferências
Um paciente de Chapecó foi enviado ao ES horas antes da suspensão das transferências
(Foto: )

O envio de pacientes catarinenses com coronavírus para internação no Espírito Santo está suspenso pelos próximos dois dias, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) desta terça-feira (9). Um alerta sobre a possível suspensão das transferências em razão do aumento da demanda de pacientes naquele estado já havia sido emitido um dia antes.

> Cresce o número de crianças e adolescentes contaminados pela covid-19 em SC

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

O comunicado da tarde desta terça afirma que a situação do estado capixaba será monitorada diariamente pelas equipes da secretaria, a fim de verificar disponibilidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para novas transferências. O superintende de Urgência e Emergência, Diogo Losso, disse a decisão de suspensão foi acordado entre SC e ES:

- Nestes próximos dois dias vamos entender como está a demanda deles, se vão conseguir ainda nos ceder as vagas. Depois disso vamos voltar a conversar e aí, se for o caso, na sexta-feira (12) a gente retoma os transportes.

O estado capixaba havia disponibilizado até 16 leitos de terapia intensiva para pacientes oriundos de Santa Catarina. Segundo a última atualização divulgada pela Secretaria de Estado do Espirito Santo nesta terça-feira, a taxa de ocupação de leitos de UTI está em 74,71%.

> Homem tenta invadir UTI para ver familiar com Covid-19 e PM é acionada em Timbó

O anúncio ocorre um dia após SC ultrapassar a marca de oito mil mortes por complicações do coronavírus e no momento em que o Estado vive um crescimento exponencial de casos e um colapso na rede hospitalar, com mais de 300 pessoas à espera de vagas em UTIs e 71 mortes, ao menos, na fila de espera por um leito.

Paciente é transferido antes da suspensão

Antes da suspensão temporária das transferências, um paciente de 59 anos foi enviado de Chapecó, no Oeste catarinense, para uma unidade de terapia intensiva no Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves, em Serra, no Espírito Santo. Ele é foi o quinto doente transferido de SC e chegou perto das 16h no estado capixaba.

O transporte de um outro paciente, que também estava programado para esta terça, acabou não acontecendo, porém, não há relação com a decisão estadual, segundo Losso. O paciente seria enviado de SC para ES através de um fretamento particular. 

*Com informações do G1SC

Leia também

TCE pede fechamento de serviços não essenciais em SC por 14 dias

Moisés discutirá medidas contra colapso em SC com prefeitos nesta quarta-feira

Colunistas