Os municípios de São José, Palhoça e de Antônio Carlos, na Grande Florianópolis, declararam situação de emergência nesta quarta-feira (30) após registrarem prejuízos em função da chuva intensa. Outros oito municípios também estão na mesma situação, segundo a Defesa Civil: Araquari, São Bento do Sul, Joinville, Luiz Alves, Corupá , Guaramirim, Rio dos Cedros e Campo Alegre.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias de Florianópolis no WhatsApp

De acordo com a prefeitura de São José, nos últimos dois dias, a cidade registrou 190mm de chuva, volume que supera o esperado para todo o mês de novembro. A cidade decidiu suspender as aulas na rede municipal nesta quinta-feira (1º). Antes, já havia cancelado os Jogos Paradesportivos de SC (Parajasc), que aconteceria na cidade nesta quarta.

“Preocupado em preservar vidas”, diz prefeito de Florianópolis diante de caos causado por chuva

No município foram registrados alagamentos e quedas de árvore. Vídeos feitos por moradores do bairro Campinas mostram a água se aproximando da entrada dos prédios.

Continua depois da publicidade

Em Antônio Carlos, as ruas também foram tomadas pela água e, de acordo com o prefeito Geraldo Pauli, várias comunidades da cidade estão isoladas, com acessos inundados. As aulas no município também foram suspensas.

Caos provocado pelas chuvas em SC tem mortos e bloqueios em rodovias; veja quais estão interditadas

Já Palhoça registrou 263mm de chuva nos últimos três dias. No final da tarde desta quarta (30), seis ruas estavam interditadas por inundações e quedas de barreira. As regiões mais afetadas são os bairros São Sebastião, Pedra Branca, Centro e Caminho Novo. De acordo com a prefeitura, não havia nenhuma família desalojada ou desabrigada em Palhoça.

As aulas no município foram canceladas nesta quinta-feira (1º) e a escola Frei Damião é utilizada como abrigo para pessoas da comunidade que estão ficando desabrigadas. No bairro Maciambu Pequeno, uma cachoeira transbordou e alagou as casas ao redor.

Florianópolis tem caos no trânsito com principais ruas alagadas; veja vídeos

Segundo a PRF, a BR-101, no trecho onde passa pelo Morro dos Cavalos, foi interditada sem previsão de liberação. O bloqueio seria devido ao grande volume d’agua sobre a pista e possibilidades de deslizamento de terra.

Continua depois da publicidade

Assista ao vídeo das ruas alagadas em São José

Cidades da Grande Florianópolis também enfrentam dificuldades diante da chuva

Santo Amaro da Imperatriz decretou estado de emergência nesta quarta-feira (30) devido às chuvas. O decreto publicado pelo prefeitura justifica a decisão dizendo que os temporais têm causado “danos humanos e materiais, assim como o registro de prejuízos econômicos público e privado”. As aulas no município foram suspensas nesta quarta em toda a rede municipal de ensino de Santo Amaro. 

Rio sobe e deixa 30 pessoas ilhadas na Grande Florianópolis; veja vídeo do resgate

No município de Paulo Lopes, uma família ficou ilhada em um sítio e precisou improvisar uma espécie de tirolesa para receber mantimentos. 

Já em Florianópolis, o prefeito orientou que as pessoas ficassem em casa em função do temporal nesta quarta-feira (30). A prefeitura contratou oito caminhões hidrojato para sugar a água e liberar o trânsito em áreas alagadas. Exemplos de pontos inundados são ruas do bairro Ingleses, e na SC-401, rodovia que liga o Centro ao Norte da Ilha. 

Na Avenida Ivo Silveira, no bairro Capoeiras, foi necessário o uso de uma retroescavadeira para liberar o tráfego na via. O trânsito na região foi desviado por alguns minutos para que o trabalho pudesse ser feito. No Pântano do Sul, uma árvore caiu na Servidão do Náufrago. Uma equipe atua para remover o arbusto do local. 

Continua depois da publicidade

Leia também

VÍDEO: mulher com água até o pescoço é resgatada por helicóptero em enchente em SC

VÍDEO: Ponte cai com força da água e famílias recebem mantimentos por tirolesa improvisada em SC

Queda de árvores e alagamentos deixam Grande Florianópolis em alerta pelas fortes chuvas

Destaques do NSC Total