Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, deve voltar a criticar o governo brasileiro e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, por uma suposta perseguição ao ex-presidente, Jair Bolsonaro, e seus aliados. A informação faz parte de um trecho do relatório anual de direitos humanos do Departamento de Estados dos EUA obtidos pelo jornal americano “The Washington Post”, que deve ser apresentado ao Congresso nesta terça-feira (12). Com informações do g1.

Continua depois da publicidade

De acordo com o jornal norte-americano, “no rascunho do relatório sobre o Brasil, o Departamento de Estado acusou o governo de esquerda do país de ‘suprimir desproporcionalmente o discurso de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro’, acusado de tentar se manter no poder por meio de um golpe violento”.

O documento ainda diz que Moraes “determinou pessoalmente a suspensão de mais de 100 perfis de usuários na plataforma de mídia social X (antigo Twitter), de uma forma que impactou os apoiadores de Bolsonaro na extrema direita”, descreve o jornal.

O relatório de direitos humanos de 2025, que será apresentado nesta terça, é produzido pelo pela gestão Trump e diz respeito a eventos ocorridos em 2024. Procurando pelo Post, o Departamento do Estado se recusou a comentar sobre o assunto.

Contudo, um funcionário disse, sob a condição de não ter sua identidade revelada, que “governos em todo o mundo continuam a usar a censura, a vigilância arbitrária ou ilegal e leis restritivas contra vozes desfavorecidas, muitas vezes por motivos políticos e religiosos”.

Continua depois da publicidade

No final de julho,  o governo Trump sancionou Moraes com a Lei Magnitsky, que impõe sanções econômicas a estrangeiros acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos.

Veja as fotos

Leia mais

Trump oficializa tarifas adicionais de 50% sobre produtos brasileiros

“Que seja um aviso”, diz secretário dos EUA após sanção contra Moraes

Sem redes sociais? O que acontece com Alexandre de Moraes após EUA aplicar Lei Magnitsky