A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi considerada a quarta melhor universidade federal do Brasil. A instituição também aparece como a melhor de SC. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na última semana e levam em conta quatro Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Os critérios fazem parte do ciclo de resultados avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O último ciclo de avaliações, de 2021, teve uma parte dos resultados divulgados em setembro, quando a UFSC já havia se destacado por ter cerca de 80% dos cursos avaliados com notas máximas.

Agora, o MEC divulgou o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A UFSC se destacou nos dois indicadores e é a única instituição de Santa Catarina a ter atingido nota máxima (5). Além disso, entre as melhores ranqueadas, é a instituição que teve o maior número de cursos com CPC no triênio, um total de 70.

Para a pró-reitora de Graduação e Educação Básica da UFSC, Dilceane Carraro, os bons resultados alcançados na avaliação divulgada na última semana refletem o trabalho sério e dedicado da comunidade universitária, “sobretudo dos servidores docentes e técnico-administrativos que atuaram para garantir a qualidade dos cursos de graduação avaliados”.

Continua depois da publicidade

O IGC é calculado a partir da média do conceito preliminar do curso no último Enade, média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última avaliação, e a distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior (graduação ou pós-Graduação stricto sensu).

Em 2021, a UFSC obteve um IGC contínuo de 4,14 e melhorou esse número neste ano, subindo para 4,197. Isso a colocou no seleto grupo das 46 instituições que garantiram o conceito máximo. Entre todas as instituições públicas – contabilizando-se institutos, faculdades e universidades estaduais, a federal de SC também se destaca, com o sétimo melhor desempenho.

Segundo o MEC, do total de instituições que participaram desta edição, 87% são privadas e 13%, públicas. A maioria (71,4%) é composta por faculdades, seguida dos centros universitários (16,5%) e das universidades (10,1%). Por fim, estão os institutos federais e centros federais de educação tecnológica, que, juntos, representam 2% das instituições de ensino com o índice atribuído nesta edição.

Cursos da UFSC têm avaliação superior à média nacional

O IGC também situa a UFSC como a melhor universidade de Santa Catarina, a única a obter a nota máxima na avaliação. Em comparação ao Brasil, os cursos avaliados no último ciclo também se destacam, todos com desempenho superior à média nacional. A instituição ainda é a segunda mais bem avaliada de todo o Sul do país.

Continua depois da publicidade

As instituições de ensino federais alcançaram melhor desempenho no indicador: na faixa quatro, foi registrada uma concentração de 72 instituições do total de 111 avaliadas (64,9%). Além da UFSC, outras 14 na categoria “pública federal” também foram avaliadas com nota 5.

Uma das características desse ranking é que ele avaliou pelo menos 17 cursos de licenciatura. “A partir do cálculo dos indicadores, é possível mensurar o desempenho dos estudantes recém graduados e, consequentemente, avaliar a qualidade do processo formativo dos professores”, informa o site do MEC.

“Os cursos de licenciatura passam por substantivos desafios relacionados às diretrizes e normativas nacionais e resistem formando profissionais com qualidade e compromisso ético. Esse resultado nos orgulha e motiva a continuar defendendo a educação pública e o ensino de qualidade”, complementa a pró-reitora.

Ranking das federais

Universidade Federal de Minas Gerais — 4.368
Universidade Federal do Rio Grande Do Sul — 4.349
Fundação Universidade Federal do Abc — 4.211
Universidade Federal de Santa Catarina — 4.197
Universidade Federal de São Paulo — 4.188
Universidade Federal do Rio De Janeiro — 4.138
Universidade Federal de Viçosa — 4.116
Universidade Federal de São Carlos — 4.081
Universidade Federal de Lavras — 4.062
Universidade Federal do Sul da Bahia — 4.060

Continua depois da publicidade

Ranking das universidades de SC

Universidade — IGC do MEC

Universidade Federal de Santa Catarina — 4.197
Centro Universitário Sociesc de Blumenau — 3.922
Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina — 3.640
Faculdade Unisul de Florianópolis — 3.629
Faculdade Sociesc de Jaraguá do Sul — 3.513
Universidade Federal da Fronteira Sul — 3.428
Centro Universitário Sociesc — 3.401
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina — 3.349
Faculdade São Luís — 3.327
Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí — 3.282

Leia também

Neonazistas de SC eram “filial” brasileira de organização internacional de supremacia branca

Governo de SC vai apertar fiscalização de cargas com “radar inteligente” para arrecadar mais

“É sensato o MEC avaliar o novo Ensino Médio agora”, diz Eduardo Deschamps

Destaques do NSC Total