nsc

Ensino superior

UFSC mantém vestibular presencial e exige comprovante de vacinação ou teste negativo de Covid

Provas serão em 29 e 30 de janeiro em mais de 20 cidades do Estado com reforço nas medidas sanitárias

11/01/2022 - 09h17 - Atualizada em: 11/01/2022 - 11h02

Compartilhe

Juliana
Por Juliana Gomes
Provas do vestibular serão em 29 e 30 de janeiro
Provas do vestibular serão em 29 e 30 de janeiro
(Foto: )

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vai manter o cronograma do Vestibular 2022, com provas presenciais nos dias 29 e 30 de janeiro. O candidato terá que apresentar o certificado de vacinação contra a Covid-19 ou resultado negativo do teste RT-PCR, feito até 48 horas antes do dia 29 de janeiro.

As medidas foram anunciadas nesta terça-feira (11), por meio de edital publicado no site do Vestibular. Para isso, as medidas de segurança sanitária do concurso foram ampliadas. 

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Os inscritos já podem emitir o comprovante de inscrição definitivo, que informa o local de prova. Ao fazerem a inscrição, os candidatos já tiveram que informar a vacinação contra a Covid-19. Segundo a UFSC, apenas 4,9% dos mais de 18 mil inscritos não tomaram nenhuma dose da vacina. 

Medidas sanitárias

O edital anterior do vestibular já previa medidas como o uso de máscaras, proibição de consumo de alimentos e de aglomeração de pessoas nos locais de prova. A ocupação será de no máximo 50% da capacidade das salas, haverá ainda reforço na limpeza dos ambientes e álcool em gel disponível para os candidatos. 

Para reduzir o tempo de permanência no local de prova, o vestibular deste ano será em apenas dois dias, em vez de três, como ocorria antes da pandemia, e foram retiradas as questões discursivas.

Dúvidas

Para tirar dúvidas de candidatos, a Coperve faz uma live nesta quinta-feira (13) às 14h30, que será transmitida ao vivo pelo YouTube. Há também atendimento pelo (48) 3721-9951, de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 18h ou pelo site da Coperve.

A manutenção do vestibular nas datas programadas foi anunciada pela Administração Central da UFSC ao Colegiado de Gestores da instituição numa reunião nesta segunda-feira.A decisão será apresentada à Comissão Permanente de Monitoramento Epidemiológico da instituição ainda nesta semana. 

Provas

O Vestibular 2022 oferece 4.521 vagas em 102 cursos de graduação distribuídos entre os cinco câmpi da Universidade, Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville. 

As provas ocorrem em Florianópolis e região, Araranguá, Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão.

Leia mais:

Professor de urbanismo diz que Florianópolis terá "salto" na verticalização de prédios; prefeitura nega

Novo operador do Samu de SC deve ser conhecido em fevereiro

Proibição do carnaval em Florianópolis só faz sentido se o mesmo ocorrer nas festas privadas

Colunistas