As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ocorrem na próxima semana, entre segunda (22) e sexta-feira (25). Em Santa Catarina, o formato que serve como porta de entrada para a universidade terá 5,9 mil vagas, equivalente a 2,2% do total de oportunidades disponíveis em todo o país. No total, 264 mil vagas em instituições públicas de ensino superior serão oferecidas.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

A inscrição ocorre por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A análise dos candidatos é feita com base nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que foram divulgados nesta terça-feira (16). O processo do Sisu é feito pelo Ministério da Educação (MEC), do governo federal.

Em 2024, o Sisu terá somente uma edição no ano. Serão ofertadas vagas de cursos com início previsto para o primeiro e o segundo semestre de 2024.

Ao todo, 127 universidades participarão do Sisu 2024. Quatro instituições são de Santa Catarina (veja lista abaixo). A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) tem o maior número de oportunidades, com 2,2 mil vagas.

Continua depois da publicidade

IFSC tem vagas em 25 cursos

Em outra instituição catarinense, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), serão 853 vagas para ingresso já no primeiro semestre. Os cursos com oportunidades em aberto são Agronomia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Ciências Agrícolas, Design de Moda, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Física, Gestão de Turismo, Logística, Matemática, Medicina Veterinária, Negócios Imobiliários, Pedagogia, Pedagogia – Ênfase em Educação do Campo, Química, Redes de Computadores, Sistemas de Informação, Sistemas para Internet, Zootecnia.

No segundo semestre, serão mais 100 vagas para os cursos de Agronomia, nos campi de Rio do Sul e Santa Rosa do Sul, e Engenharia da Computação, no campus de São Bento do Sul.

Para participar do processo seletivo do Sisu 2024 é necessário que o candidato tenha realizado a edição de 2023 do Enem, não tenha zerado a prova de redação e não tenha participado do exame na condição de treineiro.

Universidades de SC com vagas no Sisu 2024

  • Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS): 2.272 vagas
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): 1.926 vagas
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC): 1.472 vagas
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC): 953 vagas
  • Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc): 767 vagas

Continua depois da publicidade

Leia também

Como usar a nota do Enem em instituições públicas e privadas

Única aluna que tirou mil na redação do Enem em SC estudava sozinha até 10 horas por dia

UFSC é a quarta melhor federal do Brasil, diz ranking

Destaques do NSC Total