O uso de caixas de som na praia foi alvo de discussão após a Prefeitura de Florianópolis publicar o decreto que regulamenta lei que proibiu o uso desses dispositivos e equipamentos similares nas praias da Capital. Nas praias da cidade mais azul do Brasil, São Francisco do Sul, por exemplo, uma lei semelhante já está em vigor desde 2022.
Continua depois da publicidade
Muitas pessoas gostam de ouvir música na beira do mar, entretanto, imagine se cada banhista resolvesse usar sua própria caixa de som, em volume alto? Para manter a ordem e sossego público, uma lei de 2022 acrescentou ao código de condutas da cidade a proibição de caixas de som, alto-falantes ou quaisquer outros equipamentos que causem perturbação ao sossego público.
A regra vale para as extensões dos parques, orlas e praias do território do território francisquense.
Ainda de acordo com o código de conduta municipal, o descumprimento acarreta em multa que pode chegar a R$ 293 ou até R$ 586 em casos de reincidências, em valores equivalentes a dezembro de 2025. Além disso, o equipamento pode ser apreendido.
Segundo o código, a devolução dos bens apreendidos só será possível com a comprovação do pagamento da multa e do valor das despesas de depósito, se houver. Aqueles que não forem recuperados no prazo de 30 dias serão encaminhados à Secretaria Municipal Assistência Social para doação a entidades beneficentes.
Continua depois da publicidade








