nsc
santa

Pandemia

Vacinas contra a Covid-19 chegam a Blumenau

Município recebeu 6.183 doses; 2.742 serão distribuídas às cidades vizinhas

19/01/2021 - 09h34 - Atualizada em: 19/01/2021 - 13h18

Compartilhe

Bianca
Por Bianca Bertoli
Brenda
Por Brenda Bittencourt
O primeiro lote de vacinas contra o coronavírus chegou a Blumenau às 10h30min
O primeiro lote de vacinas contra o coronavírus chegou a Blumenau às 10h30min
(Foto: )

O primeiro lote de vacinas contra o coronavírus chegou a Blumenau às 10h30min desta terça-feira (19). Das 144 mil doses entregues ao Estado na segunda (18), 3.441 ficarão na cidade. Outras 2.742 irão para os municípios da região.

> Tudo o que você precisa saber sobre a vacinação da Covid-19 em Blumenau

Os 6.520 frascos vieram de São José, na Grande Florianópolis, escoltados por uma guarnição do grupo tático da Polícia Militar de Brusque, e foram deixados no Centro Administrativo da Secretaria de Desenvolvimento Regional, no bairro Vila Nova. Dentro deste número há 5% que serve de margem para possíveis perdas. 

Ana Paula Boni, que trabalha na Vigilância Epidemiológica do Estado e acompanhou a chegada, informou que os frascos serão separados e as notas lançadas no sistema, para fazer a distribuição das vacinas ao longo do dia. As secretarias municipais terão a responsabilidade de trazer uma caixa térmica para levar os frascos.

Com a antecipação do Ministério da Saúde no envio da vacina aos estados nesta segunda, a expectativa era que o repasse aos municípios ocorresse no mesmo dia. Porém, em coletiva no começo da noite desta segunda, o governador Carlos Moisés da Silva informou que as caixas sairiam do centro de distribuição apenas nesta manhã. 

> Receba todas as notícias de Blumenau e região no seu WhatsApp. Clique aqui

No primeiro momento serão vacinadas pessoas com mais de 60 anos que vivem em casas asilares, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Blumenau recebeu 541 doses para pessoas com mais de 60 anos que vivem em casas asilares e 2.900 doses para quem trabalha na linha de frente do coronavírus, os profissionais de saúde.

Primeira vacinação na cidade

A prefeitura de Blumenau convocou para a tarde desta terça-feira (19), às 16h, uma coletiva de imprensa no Salão Nobre. No evento, que marcará o início da campanha de imunização contra a Covid-19 na cidade, serão vacinados as primeiras pessoas que integram os grupos prioritários. A identidade e profissão delas ainda não foi confirmada.

> Vacina da Covid em SC: 144 mil doses chegam para a primeira fase da vacinação

Distribuição aos municípios

Outros 13 municípios da região, como Timbó, Gaspar, Brusque e Pomerode, também receberão os frascos deixados em Blumenau.

Vacinação em SC

Chegaram a Santa Catarina nesta segunda-feira (18) as primeiras doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 do Instituto Butantan feita em parceira com o laboratório chinês Sinovac. Inicialmente, o Estado recebe 144 mil doses da vacina, conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES). Um ato marcado para as 17h desta segunda na sede da Defesa Civil, em Florianópolis, marcará o início da imunização no Estado.

Conforme a SES, com as doses da CoronaVac recebidas nesta segunda-feira, a previsão é imunizar mais de 68,1 mil de catarinenses inicialmente, considerando que são necessárias duas doses e que haja alguma possível perda técnica.

Segundo o governo, a distribuição por grupo prioritário está prevista da seguinte forma:

- Pessoas com mais de 60 institucionalizadas: 6.026

- População indígena: 7.710

- Trabalhadores da saúde: 54.385

Total: 68.121 pessoas

Leia também 

> Astrazeneca e CoronaVac: as diferenças entre as vacinas da covid-19 em SC

> Vacina contra a Covid-19: quem pode ou não tomar

> ‘Vamos ser vacinados e vamos continuar tendo que usar máscaras’, diz pesquisadora da Fiocruz

> Como funciona uma vacina?

Colunistas