nsc
dc

Tecnologia

Vagas para profissionais de TI com menos experiência têm alta, aponta pesquisa

Levantamento foi feito pela GeekHunter com mais de 400 empresas

05/09/2021 - 10h00

Compartilhe

Por Fabrício Vitorino
Pesquisa mostra que as oportunidades para profissionais de TI dispararam 344%.
Pesquisa mostra que as oportunidades para profissionais de TI dispararam 344%.
(Foto: )

Se aumenta a demanda, mas o número de profissionais ainda é escasso, as empresas de TI vêm adotando uma abordagem diferente. Pesquisa realizada pela GeekHunter, especializada em recrutamento para TI, mostra que as oportunidades para profissionais pleno, com dois a seis anos de carreira, dispararam 344%.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Já para júnior, com até dois anos, o aumento foi de 173%. As vagas para desenvolvedores mais experientes, com mais de seis anos de carreira, que eram o maior foco na plataforma em 2020, também tiveram alta, mas, em 2021, foi menor: de 131%.

A pesquisa, feita com mais de 400 empresas que estão ativas contratando pela plataforma da GeekHunter, de um total de 10 mil cadastradas. O crescimento na abertura de vagas no primeiro semestre de 2021 foi de 185%, em comparação ao mesmo período do ano passado.

O maior aumento foi na área de Data Science, que teve alta de 500% no número de vagas. O profissional, responsável por interpretar e analisar dados, está cada vez mais demandado pelas companhias. Para pessoas desenvolvedoras de software, houve alta de 178%.

> O que é MEI? Saiba como funciona e se você pode ser

RD Hostel 2021 confirma Daniel Pink, autor de "Motivação 3.0"

O RD Hostel 2021, evento online da RD Station, acaba de confirmar o escritor norte-americano Daniel Pink, autor dos livros "Motivação 3.0", "Saber vender é da natureza humana" e o "Cérebro do Futuro", best sellers do The New York Times, The Washington Post e Wall Street Journal. Ele se apresenta com exclusividade para o público brasileiro no grande evento do RD Hostel, nos dias 20 e 21 de outubro.

Também estão confirmados o medalhista olímpico e empresário Gustavo Borges, Nina Silva (Movimento Black Money), Guilherme Bailão (Heineken), Vitor Martins (Nubank), Bia Granja (Youpix), Luiz Gustavo Pacete (MMA e Fast Company Brasil), Mariana Assis (Workplace From Facebook), Bianca Martinelli (Alexia Ventures), Eric Santos (RD Station) e André Siqueira.

A abertura da temporada RD Hostel 2021 aconteceu no dia 18 de agosto, com foco em marketing + vendas. O próximo esquenta será em 15 de setembro, com a temática Relacionamento com Clientes. Nos dias 20 e 21 de outubro acontece o grande evento, no qual serão debatidos os maiores temas da atualidade. O último bloco será no dia 17 de novembro para apoiar as empresas no Planejamento 2022. As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, através do site.

Waze e empresas de Joinville retomam parceria

Com a retomada gradual do trabalho presencial, o Waze está relançando do Programa de Parcerias do Waze Carpool para ajudar empresas e funcionários a economizarem tempo e dinheiro no caminho para o trabalho. E, claro, para ajudar numa retomada mais segura.

E as empresas de Joinville serão as parceiras inaugurais do serviço no país. Vale lembrar que, no fim de 2019, Joinville foi a primeira cidade do mundo a ser escolhida para uma parceria com o aplicativo de caronas Waze Carpool. A parceria foi interrompida pela pandemia, mas a cidade – assim como Santa Catarina – seguem como prioridade da Waze.

> Pix: o que é e como funciona a forma de pagamento

LinkedIn também abandona sua função stories (que ninguém usava)

A rede social corporativa LinkedIn seguiu os passos do Twitter e também enterrou sua ferramenta de “stories”, Em agosto, o microblog também havia jogado uma pá de cal sobre seu “fleets”. A informação está no Mundo Conectado, site que cobre o universo tecnológico e é parceiro do portal NSC Total.

A diretora sênior de produto do LinkedIn, Liz Li, explicou que a rede não abandonou a ideia de ter vídeos. Mas se serão no estilo YouTube ou TikTok, só o tempo dirá.

A função Storie, que nasceu com o Snapchat mas ficou famosa após ser copiada pelo Instagram (Facebook e WhatsApp também têm, você sabia?), já deixou de ser hype há tempos. Agora, a moda é a “tiktokzação” de tudo.

Leia também 

Semana com apenas 4 dias? Saiba como trabalhar menos e ganhar mais​​

SC tem quatro cidades entre as mais ricas do país; saiba quais

LGPD: como se adequar, regras, fiscalização e todas as dúvidas sobre a lei

Colunistas