O papa Francisco, que recebeu alta no último domingo (23), já tem data para fazer sua primeira aparição pública depois de deixar o hospital. A saudação do pontífice aos fiéis acontecerá no domingo de Páscoa, dia 20 de abril.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A tradicional bênção “urbi et orbi” será feita na praça de São Pedro, na data em que os católicos celebram a ressureição de Jesus. A Santa Sé também confirmou o calendário das celebrações litúrgicas para a Semana Santa, como a Via-Crucis no Coliseu de Roma, porém não deu detalhes de quem deve presidir os atos.
A tarefa de celebrar de missas e cerimônias pode ser delegada por Francisco a cardeais e outros sacerdotes da Igreja. O vaticano ainda destacou que a presença do papa Francisco nos compromissos da Semana Santa irá depender da evolução de sua saúde “nas próximas semanas”.
A canonização do beato italiano Carlo Acutis (1991-2006) foi mantida para 27 de abril, porém o Vaticano não confirmou se o papa participará da cerimônia.
Continua depois da publicidade
Retorno de papa Francisco ao Vaticano
O papa voltou ao Vaticano depois de cinco semanas internado no Hospital Gemelli em Roma por conta de uma pneumonia. Ele continuará realizando terapias de reeducação motora e respiratória e evitando compromissos públicos pelos próximos dois meses.
Na saída do hospital, o pontífice foi visto debilitado, com a voz trêmula, o que gerou dúvidas sobre sua presença nos eventos da Páscoa, a festa mais importante do ano para os católicos.
Nesta semana, o chefe da equipe médica que cuidou do papa revelou que ele esteve perto de morrer em dois momentos durante a internação, e que os médicos chegaram a considerar a interrupção do seu tratamento.
Veja a linha do tempo da saúde do papa
*Com informações do g1
Continua depois da publicidade
Leia também
Médico revela em detalhes como foi o dia que papa Francisco quase morreu: “Lágrimas nos olhos”
Médicos do Papa Francisco consideraram parar tratamento para deixá-lo “morrer em paz”
                                    
                            
                            



