Um grupo com 12 autoridades brasileiras deixou Israel e chegou em segurança à Jordânia nesta segunda-feira (12), conforme informou a Confederação Nacional de Municípios ao g1. A maioria dos representantes permaneceu no país, como a vice-prefeita de Florianópolis, Maryanne Mattos, e o secretário de Proteção Civil de Joinville, Paulo Rigo.
Continua depois da publicidade
O grupo ultrapassou a fronteira terrestre entre Israel e Jordânia de ônibus, na manhã desta segunda (horário de Brasília). A previsão é que eles embarquem rumo ao Brasil em um jato particular, organizado pelo prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião Vieira da Paz (União Brasil), que está na comitiva, conforme a Globonews.
O secretário de Planejamento de Natal (RN), Francisco Vagner Araújo, afirmou ao g1 o trajeto foi tranquilo:
— Desde o início vimos que tinha movimento nas estradas com caminhões e outros carros, e não tivemos qualquer problema.
Inicialmente, o grupo que retornaria era formado por 13 pessoas. Porém, um dos passageiros teria desistido em razão do risco de bombardeios no trajeto, conforme o senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Israel.
Continua depois da publicidade
Autoridades brasileiras que deixaram Israel
- Álvaro Damião Vieira da Paz (União Brasil) – prefeito de Belo Horizonte (MG)
- Cícero de Lucena (Progressistas) – prefeito de João Pessoa (PB)
- Welberth Porto (Cidadania) – prefeito de Macaé (RJ)
- Johnny Maycon (PL) – prefeito de Nova Friburgo (RJ)
- Claudia da Silva (Avante) – vice-prefeita de Goiânia (GO)
- Janete Aparecida Silva Oliveira (Avante) – vice-prefeita de Divinópolis (MG)
- Márcio Lobato Rodrigues – Secretário de Segurança Pública de Belo Horizonte (MG)
- Davi de Mattos Carreiro – chefe executivo do Centro de Inteligência, Vigilância e Tecnologia de Segurança Pública do Rio de Janeiro (Civitas)
- Gilson Chagas – secretário de Segurança Pública de Niterói (RJ)
- Francisco Vagner Gutemberg de Araújo – secretário de Planejamento de Natal (RN)
- Flavio Guimarães Bittencourt do Valle (PSD) – vereador do Rio de Janeiro (RJ)
- Francisco Nélio – tesoureiro da Confederação Nacional de Municípios (CNM)
Autoridades brasileiras em Israel
Mais de 40 representantes brasileiros estão em Israel. Eles foram ao país como convidados para participar de uma feira de tecnologia. Maryanne Mattos e Paulo Rigo, as duas autoridades de Santa Catarina, estão hospedadas na universidade The International Institute of Leadership, no município de Kfar Saba, a 26 quilômetros de Tel Aviv.
O grupo deveria retornar ao Brasil no dia 20 de junho, mas ainda não há uma data definida. O espaço aéreo de Israel está fechado em meio a uma escalada de tensões com o Irã, com explosões registradas em Tel Aviv, Jerusalém e outras cidades.
Veja imagens das autoridades de SC em Israel
Continua depois da publicidade
O que diz o Itamaraty
Em nota no último sábado (14), o Itamaraty informou que a embaixada do Brasil em Tel Aviv está em contato com as delegações brasileiras. O Ministério das Relações Exteriores fez gestão junto ao Ministério de Relações Exteriores de Israel para que ambos os grupos tenham garantias de segurança e possam retornar ao Brasil assim que as condições naquele país permitirem.
“O secretário de África e Oriente Médio manteve contato telefônico com seu homólogo da chancelaria israelense, ocasião em que pediu tratamento prioritário à saída em segurança das delegações brasileiras. Até o momento, autoridades israelenses têm aconselhado as comitivas estrangeiras a permanecerem no país, até que as condições permitam qualquer deslocamento desses grupos por via aérea ou terrestre”, diz a nota.
O NSC Total questionou um posicionamento atualizado sobre a situação dos brasileiros em Israel, mas não obteve retorno até o fechamento desta reportagem.
*Com informações do g1 e da Globonews.
Leia também
Vice prefeita e secretário de SC explicam decisão de permanecer em Israel em meio a ataques
Continua depois da publicidade