nsc
dc

Previsão

Verão em Santa Catarina terá calor acima do normal, apontam meteorologistas

Estação começou oficialmente na madrugada deste domingo (22)

22/12/2019 - 06h30

Compartilhe

Por Guilherme Simon
praia do Campeche
Praia do Campeche, em Florianópolis, lotada durante fim de semana de calor
(Foto: )

A previsão do tempo aponta um verão mais quente que o normal em Santa Catarina na temporada 2019/2020. Segundo o meteorologista da Epagri/Ciram Clóvis Corrêa, a estação que começou na madrugada deste domingo (22) pode terminar com temperaturas máximas acima da média histórica.

De acordo com o meteorologista, alguns fatores que explicam essa previsão são a influência de ventos do quadrante Norte, mais quentes, que serão dominantes no período, e a ocorrência de períodos com menos nebulosidade na estação, com prolongamento de dias sem chuva.

— Por conta disso, as temperaturas vão ficar um pouco mais elevadas do que a gente está acostumado para o verão. Mas, é claro, isso vai ocorrer em alguns períodos, o que terá como reflexo uma possível média histórica maior das temperaturas máximas — comenta Clóvis.

Ainda segundo o meteorologista, como é esperado para o verão, as temperaturas devem ficar acima dos 30ºC na maior parte do período, com algumas cidades registrando valores acima dos 35ºC com frequência.

O meteorologista da NSC Comunicação Leandro Puchalski, em publicação sobre o que esperar deste verão em Santa Catarina, ressaltou que não haverá fenômenos climáticos de grande escala atuando neste verão, como El Niño ou La Niña, e acrescentou que as massas de ar quente atuam com frequência, principalmente em janeiro, em anos de neutralidade.

Em relação às chuvas, os volumes previstos estão dentro da normalidade para a estação, mas elas devem ser mais frequentes no mês de janeiro, diminuindo em fevereiro e com menos ocorrência ainda em março.

— É normal nessa época a ocorrência de fortes chuvas, então também poderemos ter grandes volumes concentrados, podendo ocasionar alagamentos. Rajadas de vento e granizo são outros fenômenos comuns para estação que também podem ocorrer neste ano — complementa o meteorologista da Epagri/Ciram.

Leia as últimas notícias no NSC Total

Colunistas