nsc
nsc

Cidade criativa

Vida saudável como parte da rotina: Conheça a história da personal Jeruza Matos

Apaixonada por exercícios, a personal trainer encontrou na Cidade Criativa Pedra Branca o lar ideal para manter a qualidade de vida no dia a dia

18/08/2021 - 12h39 - Atualizada em: 01/10/2021 - 12h19

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Cidade Criativa
Espaço do Pátio Civitas, na Cidade Criativa
(Foto: )

A rotina de personal trainer é de horários “picados” e de adequação com o cotidiano dos alunos. Cuidar do próprio corpo e da mente pode se tornar tarefa mais complicada quando há dificuldade de deslocamento e é preciso sempre comer fora de casa. 

> Pedra Branca: Bairro combina criatividade, sustentabilidade e educação

> Terceira Idade: conheça alimentos para aumentar a imunidade

Foi isso que levou Jeruza Matos, profissional dessa área, a buscar uma vida saudável tanto para os clientes quanto para ela própria. Casada com o personal trainer Pék Manzano e mãe de dois filhos, Kauan e Lucca, sempre teve como prioridade a qualidade de vida.

— Hoje em dia todo mundo corre demais e aproveita pouco a vida. Sou do interior, fui criada na rua e acho que isso fez toda a diferença na minha vida, de forma geral, para a saúde, para contato com pessoas e eu quis muito isso para os meus filhos também — conta.

Foi a busca por uma rotina mais sustentável que levou a família a morar na Cidade Criativa Pedra Branca, localizada na Palhoça. Durante a pandemia, a apaixonada por exercício resolveu criar um espaço fitness em casa com tatame e bicicleta. Na rotina habitual, entre uma aula e outra, consegue captar cada momento de crescimento dos pequenos, levá-los ao colégio, que fica próximo, ou passear pela região com a cachorrinha Bull Terrier Maya, após as brincadeiras no tapete da sala.

— A Pedra Branca me propõe tudo isso: almoço em casa, consigo cuidar da minha alimentação, consigo descansar. Consigo estar em contato direto com os meus filhos o dia todo, por mais que às vezes desça e suba para uma aula. Aproveito o lazer com ambos com segurança, diversas opções. A gente não tem que sair para pegar trânsito, temos a comodidade de ter tudo em um lugar, mercado, farmácia, lazer, tudo isso — comemora.

Vida saudável como rotina

Assim como Jeruza e o marido, viver de forma saudável é objetivo de cada vez mais pessoas. Cuidar do corpo e da mente é mais fácil quando o ambiente proporciona alternativas voltadas à sustentabilidade, cuidado com o meio ambiente e com a saúde.

Além das estruturas para caminhada e passeio de bicicleta - incluindo ao redor de um belíssimo lago – a Pedra Branca conta até com uma horta no coração da Cidade Criativa. A Horta Mais Orgânica é um espaço para conexão com a natureza, onde os moradores podem ver a plantação bem de perto em dia de visitação e colheita dos alimentos direto da terra, que são produzidos livres de agrotóxicos.

> Contato mais próximo da natureza e estilo de vida equilibrado atraem moradores para a Pedra Branca

Sustentabilidade é o grande marco

Os moradores dos centros urbanos estão cada vez mais conscientes sobre a importância dos espaços de convívio social, o bem-estar físico e psicológico. Por isso, a sustentabilidade tem sido um dos pilares da Cidade Criativa. Olhar para as formas de proporcionar bem-estar para os usuários e a inserção dele na comunidade fazem do local diferenciado.

Os espaços da Pedra Branca proporcionam a facilidade de realizar muitas atividades em um só lugar, com arborização e espaços destinados ao convívio e lazer. Áreas verdes e jardins verticais estão presentes nas estruturas, proporcionando conforto térmico, filtragem da poluição e barreira acústica. Além disso, as calçadas largas e proximidade dos estabelecimentos fazem com que seja possível fazer tudo a pé ou de bicicleta. Afinal, o foco são as pessoas, não os carros.

No início da criação das moradias, a região foi estruturada para abrigar muitos universitários, pois fica ao entorno da Unisul. Com mais de 250 hectares, hoje a região possui empreendimentos de todo o tipo: comércio, salão de beleza, escritórios, academias, restaurantes, entre outros. Como as ruas são seguras e tranquilas, a qualidade de vida dos jovens também ganha um olhar especial. Além disso, o ambiente é pet friendly, para que a Maya e tantos outros bichinhos possam aproveitar o ar puro, passear e brincar fora de casa.

Após duas décadas do início da criação de um bairro planejado em uma área de fazenda familiar, a Cidade Pedra Branca vem colhendo os resultados da transformação sustentável de grande porte que a torna referência.

Saiba mais sobre histórias de pessoas que, como Jeruza, optaram por ter a Pedra Branca como lar

Leia também

Saiba porque casal escolheu a Pedra Branca para criar raízes e construir um lar

Estilo de vida de Mariah inspira: Saiba como é viver no bairro Pedra Branca

Colunistas