Um novo vazamento de esgoto foi registrado na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, nesta quarta-feira (29) pela Estação Elevatória de Esgoto Saulo Ramos. De acordo com a Casan, responsável pela rede de esgoto, o extravasamento aconteceu depois de um “volume excepcional de água pluvial que sobrecarregou a rede de esgoto da região”.
Continua depois da publicidade
Vídeos registrados pela Associação de Moradores da Lagoa da Conceição (Amolagoa) mostram o esgoto vazando diretamente para o destino turístico que virou palco de polêmica desde que manchas apareceram na Lagoa de Baixo há cerca de duas semanas.
Veja o vídeo
Na ocasião, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) indicaram origens diferentes para as manchas. De acordo com o IMA, as manchas se tratavam de espuma biogênica, formada durante e após uma floração de microalgas. Já segundo os pesquisadores da universidade, a formação das algas teria a ver com a poluição e excesso de nutrientes provocados por ação humana.
Desta vez, a Casan afirma que “a rede de esgoto é projetada para receber apenas o volume de esgoto doméstico gerado pelas edificações” e que, com as chuvas intensas em Florianópolis desde o início da semana, a rede de esgoto ficou sobrecarregada “em função das ligações pluviais, como calhas e sistemas de drenagem, que estão conectados indevidamente à rede coletora de esgoto”.
O órgão diz, ainda, que já iniciou “um pente-fino” técnico na região, com a realização de vistorias de campo e ações conjuntas com a Prefeitura de Florianópolis para identificar e eliminar essas irregularidades.
Continua depois da publicidade
“Também estão sendo avaliadas medidas estruturais complementares para reforçar a capacidade do sistema durante eventos climáticos extremos, a fim de evitar novas ocorrências”, diz a nota.
A Prefeitura de Florianópolis, por sua vez, afirma que notificou a Casan para tomada de decisões “assim que tomou conhecimento da situação”, e que uma reunião será feita com o órgão para “exigir um cronograma de atividades a serem adotadas pela concessionária de saneamento para cessar ocorrências desta natureza”.
Veja as fotos
Veja a nota completa da Casan
“A CASAN informa que o extravasamento registrado no Canto da Lagoa nesta quarta-feira (29), é decorrente de um volume excepcional de água pluvial que sobrecarregou a rede de esgoto da região.
Continua depois da publicidade
As Estações são monitoradas constantemente por Sistema Supervisório, incluindo a Estação Elevatória de Esgoto na Lagoa da Conceição, que não apresentou interferência. Uma equipe técnica também esteve ao local, constatando que o sistema de bombeamento opera normalmente e o episódio não foi causado por falha de equipamentos, mas pelo aumento da vazão em decorrência da entrada indevida de água da chuva na rede coletora — situação que costuma ocorrer em períodos de intensa precipitação e está associada a ligações irregulares de drenagem pluvial.
A rede de esgoto é projetada para receber apenas o volume de esgoto doméstico gerado pelas edificações. No entanto, há indícios claros de que em períodos de chuvas intensas sobrecarrega a rede em função das ligações pluviais, como calhas e sistemas de drenagem, que estão conectados indevidamente à rede coletora de esgoto.
A CASAN já iniciou um pente-fino técnico na região, com vistorias de campo e ações conjuntas com a Prefeitura de Florianópolis para identificar e eliminar essas irregularidades. Também estão sendo avaliadas medidas estruturais complementares para reforçar a capacidade do sistema durante eventos climáticos extremos, a fim de evitar novas ocorrências.
A Companhia reforça que atua de forma permanente para garantir o bom funcionamento dos Sistemas de Esgotamento Sanitário e que continuará investindo em melhorias operacionais e em ações educativas voltadas à conscientização da população sobre a importância de manter as redes de drenagem e esgoto separadas”.
Continua depois da publicidade
Veja a nota completa da Prefeitura de Florianópolis
“A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) informa que, assim que tomou conhecimento da situação, notificou a Casan para a tomada de providências, que de pronto enviou equipe operacional à localidade.
O Município solicitou ainda uma reunião com a Companhia, ocasião em que deve exigir um cronograma de atividades a serem adotadas pela concessionária de saneamento para cessar ocorrências desta natureza.
A Prefeitura reitera seu compromisso com a fiscalização rigorosa dos serviços de saneamento e a proteção ambiental do município”.





