nsc
an

Aviação

Vídeo: avião é "batizado" na volta dos voos no aeroporto de Joinville

Foram quase 100 dias de paralisação no aeroporto Lauro Carneiro de Loyola

03/07/2020 - 12h31 - Atualizada em: 03/07/2020 - 12h48

Compartilhe

Patrícia
Por Patrícia Della Justina
Aeronave pousou na manhã desta sexta-feira
Aeronave pousou na manhã desta sexta-feira
(Foto: )

Na manhã desta sexta-feira (3), o aeroporto de Joinville Lauro Carneiro de Loyola recebeu o primeiro voo após 97 dias sem operações das aeronaves na cidade. As atividades foram suspensas em 28 de março depois dos impactos da pandemia de coronavírus. Para a recepção do Boeing foi realizada a tradicional cerimônia de batismo, utilizando água reutilizada. Veja o vídeo ao fim da matéria.

> Viagens de negócios em tempos de Covid-19

A tradição mundial na aviação é realizada para celebrar situações marcantes, como estreia de nova rota ou novo modelo de avião, por exemplo. As aeronaves são recepcionadas por caminhões dos bombeiros que lançam jatos de água e que formando o grande arco. A cerimônia tem sido realizada em outras regiões do país que também têm retomado as atividades durante a pandemia.

Barreira sanitária avalia saúde de passageiros

Barreira sanitária foi montada no aeroporto
Barreira sanitária foi montada no aeroporto
(Foto: )

Com a volta das atividades e a chegada dos passageiros, a Secretaria da Saúde do município também deu início à operação da barreira sanitária no aeroporto. A ação ocorreu no desembarque dos passageiros e serve para monitoramento da Covid-19.

Uma equipe de enfermagem fez a medição de temperatura dos todos passageiros que vieram do aeroporto de Guarulhos, São Paulo, no voo das 10h10. As pessoas tiveram as mãos higiênicas com álcool 70%. Também foi feita a distribuição de máscaras, duas por CPF, para quem desejou. Caso alguma pessoa apresente febre a partir de 38,5° C será encaminhada para uma unidade de saúde. A próxima ação da barreira sanitária irá ocorrer neste sábado, as 10h10, no próximo voo, e também em todos os demais desembarques.

> Sinal amarelo para privatizações em meio à pandemia pode atingir SC

Conexão São Paulo x Joinville

Neste mês de julho, a cidade está conectada com São Paulo, pelo aeroporto internacional de Guarulhos, de onde é possível acessar a toda a malha da companhia que inaugurou o primeiro voo em Joinville.

> VÍDEO: imagens aéreas mostram estragos causados pelo ciclone em Garuva

> Joinville registra mais cinco mortes por coronavírus

A Latam informou que realizou um ajuste em sua malha aérea e os voos programados para julho na rota Joinville – São Paulo/Congonhas foram cancelados devido à baixa demanda e taxa de ocupação.

A companhia reforça ainda que está retomando gradualmente os seus voos em todo o Brasil e que qualquer nova programação é comunicada oportunamente.

> Voar já foi rotina. Durante a pandemia, é uma façanha

Medidas de segurança em aviões

As empresas adotam, desde março de 2020, medidas para garantir a segurança dos passageiros no que diz respeito à contaminação de coronavírus. Além de filas transversais, alternadas e espaçadas nos balcões de check-in, distribuição de álcool gel, obrigatoriedade do uso de máscaras a bordo, a empresas adotam novos processos de limpeza e desinfecção profunda das aeronaves. Elas são equipadas com filtros que renovam o ar a bordo, além de novos protocolos de atendimento para promover a menor interação física possível com os passageiros. No aeroporto de Congonhas a companhia Latam implementou um projeto piloto chamado “atendimento remoto” no check-in, que oferece uma interação entre funcionários e clientes sem necessidade de contato presencial do atendente.

Confira o vídeo da chegada do primeiro avião em Joinville:

​​> Receba notícias de Joinville e da região Norte de SC por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do AN

Colunistas