Por pouco um gambá não morreu afogado ao cair dentro de uma piscina, em São Francisco do Sul, cidade do Litoral Norte de Santa Catarina. Quando o animal estava quase desistindo de se salvar, o resgate chegou e conseguiu retirar o gambá da água. 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Conforme Wesley Henrique do Grupo de Operações e Resgate (GOR), vizinhos da casa de temporada, no bairro Ubatuba, viram o animal caído na piscina, lutando para não se afogar, e resolveram chamar os resgatistas.

Gambá com característica rara é resgatado em casa de São Francisco do Sul

Continua depois da publicidade

— O gambazinho já estava exausto e não conseguia sair da piscina. Com o risco enorme de afogamento devido ao cansaço, ele estava quase se entregando, mas graças aos populares, que conseguiram ver, acabou sendo salvo a tempo — explica Wesley. 

 A equipe de resgate chegou rapidamente ao local e realizou o salvamento. Após ser retirado da piscina, o animal foi avaliado e, felizmente, não apresentava ferimentos.

— É importante que as pessoas saibam que, em situações como essa, a melhor atitude é chamar profissionais capacitados para realizar o resgate, garantindo a segurança do animal e das equipes envolvidas — indica Wesley.

O gambá foi devolvido à natureza em uma área segura, longe de residências, após o resgate. Para o GOR, a ação reforça a necessidade de conscientização sobre o convívio com a fauna silvestre, especialmente em áreas urbanas próximas a habitats naturais.

Continua depois da publicidade

Veja o vídeo do resgate

Saiba mais sobre os gambás

Os gambás são os únicos marsupiais encontrados fora da Austrália e Nova Guiné. Isso significa que as fêmeas possuem uma bolsa em que carregam e protegem seus filhotes após o nascimento, similar aos cangurus e coalas, por exemplo. 

Gambás são animais onívoros e se alimentam de frutas, insetos, pequenos animais, aves, ovos e até lixo humano. Essa adaptabilidade alimentar é uma das razões para sua sobrevivência em áreas urbanas. Inclusive, o fato de comerem cobras e escorpiões, por exemplo, demonstra a importância de mantê-lo por perto, já que ele acaba fazendo um controle da quantidade de animais peçonhentos.

Outra característica marcante do gambá é o famoso fedor. Isso ocorre porque algumas espécies, como o skunk – que ocorre no Canadá, Estados Unidos e México –, possuem glândulas anais que liberam um líquido com odor extremamente forte e desagradável como forma de defesa. Isso serve para afastar predadores e é um dos motivos pelos quais esses animais são temidos e evitados.

Leia também

10 curiosidades fascinantes sobre os gambás

VÍDEO: Cobra mais venenosa do Brasil surpreende casal no Mirante de Joinville

Quais são as melhores praias de São Francisco do Sul, segundo aplicativo de turismo

Cobra entre as mais venenosas do Brasil é encontrada em oficina mecânica de Jaraguá do Sul