Pescadores da Barra da Lagoa, praia famosa pelo visual encantador em Florianópolis, foram surpreendidos na manhã deste sábado (5) por um grande lanço de tainhas no local. Foram aproximadamente 14 mil peixes da espécie capturados, segundo o Marcelo Alcioni, do grupo Informações da Pesca (IDP) de Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Alcioni confirmou, ainda, que este é o maior lanço registrado até o momento na Barra da Lagoa. Em um vídeo, é possível ouvir um pescador do Rancho Saragaço emocionado com o lanço:
“Barra da Lagoa, dia 5 de julho de 2025, canoa Saragaraço. É muita tainha, galera”.
A prática faz parte da safra da espécie que acontece todos os anos entre os meses de maio e julho, no litoral catarinense. Somente embarcações artesanais e pesca de arrasto de praia podem realizar esse tipo de ação, regulamentada por normais ambientais e fiscalizada por órgãos do meio ambiente tanto estaduais quanto federais.
O último grande lanço havia sido registrado na Praia de Cima, na enseada da Pinheira, em Palhoça, onde 20 mil tainhas, segundo estimativa, foram capturadas. O maior lanço da safra deste ano, até o momento, também aconteceu na Praia de Cima, com mais de 50 mil tainhas capturadas por pescadores artesanais.
Continua depois da publicidade
Veja o vídeo do lanço deste sábado
Ampliação da cota
Neste ano, há limites estabelecidos pelo Ministério da Pesca e Aquicultura para diferentes modalidades da pesca. Para a pesca artesanal, a cota é exclusiva para os pescadores catarinenses. Nas demais modalidades, a restrição ficou dividida da seguinte forma:
- 600 toneladas para a modalidade cerco traineira nas regiões Sudeste e Sul do Brasil;
- 970 toneladas para a modalidade emalhe anilhado em Santa Catarina;
- 1.725 toneladas de emalhe costeiro para as regiões costeiras do Sudeste e Sul do Brasil;
- 2.300 toneladas no estuário da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul.
Nesta sexta-feira (4), a cota de captura para a safra da tainha na modalidade arrasto de praia foi ampliada, com acréscimo de 100 toneladas. Com a mudança, o número limite nesta modalidade muda de 1,1 toneladas para 1,2 toneladas.
Calendário da safra de tainha em SC
A pesca da tainha em Santa Catarina é regulada por diferentes datas, conforme a técnica utilizada. Veja abaixo o cronograma autorizado:
Continua depois da publicidade
- Arrasto de praia: de 1º de maio a 31 de dezembro
- Emalhe anilhado: de 15 de maio a 31 de julho
- Emalhe de superfície até 10 AB: de 15 de maio a 15 de outubro
- Emalhe de superfície acima de 10 AB: de 15 de maio a 31 de julho
- Cerco/traineira: de 1º de junho a 31 de julho
Leia também
Pesca da tainha atinge 95% da cota no emalhe anilhado e governo determina fim da safra
Em mais um revés, Justiça nega liminar contra cotas na pesca de arrasto da tainha em SC