Uma onça-parda, também conhecida como puma, leão-baio e suçuarana, foi flagrado por uma câmera de monitoramento de fauna em uma área rural de Rio Bonito, em Rio dos Cedros. O animal caminhava pela propriedade do médico veterinário Cassiano Lenzi, que instalou a câmera na propriedade e compartilhou as imagens nas redes sociais para alertar os moradores.
Continua depois da publicidade
Cassiano conta que, no dia 21 de junho, o animal foi flagrado andando em uma estrada cerca de 30 metros de distância da casa por volta das 20h50min, praticamente no quintal da fazenda. Cerca de vinte minutos depois, o puma volta pelo mesmo caminho e se distancia da propriedade. O médico veterinário relata que não é a primeira vez que a onça-parda apareceu no local e que já houve ao menos três outros flagras.
Em 2024, ele revela que até chegou a se encontrar cara a cara com o animal.
— Estava passeando e, como a propriedade é grande e quase tudo é mato com estradas antigas, dei de cara com a onça. Ela estava uns 20 metros de distância, me viu, se levantou e saiu lentamente, olhando para mim, mas estava bem tranquila — relata Cassiano.
Três cidades de SC se unem para proteger sapinho em risco de extinção
Continua depois da publicidade
Ele explica que havia percebido há tempo os rastros do animal pela propriedade e, como cria animais como gado na fazenda, instalou as câmeras de monitoramento de fauna. Mesmo com os registros da onça-parda tão perto, Cassiano afirma que os animais de criação não foram atacados e sugere que o puma deveria estar apenas passeando pelo local atrás de capivaras.
— Eu só fico preocupado com os bezerros lá na fazenda, que nasceram recentemente e correm risco. Mas vejo que a onça está bem gordinha e só está interessada nas capivaras — brinca o médico veterinário.
O predador de pelagem bege pode chegar a pesar 70 quilos quando está em fase adulta, sendo considerado o segundo maior felino do continente americano — atrás apenas da onça-pintada. O médico veterinário avisa que o flagrante do animal é um alerta para os moradores locais redobrarem a atenção, considerando especialmente as áreas de camping na região.
Confira alguns registros feitos por Cassiano
Assista ao vídeo da câmera de monitoramento
Leia também
Este sapinho só existe em SC, está ameaçado de extinção e agora vai virar símbolo de cidade
Continua depois da publicidade
BRK começa agendar serviço de limpa fossa para casas onde rede coletiva de esgoto não chega





