Um vídeo mostra como foi o resgate de cinco dos oito tripulantes que estavam no barco pesqueiro que naufragou em alto-mar em Santa Catarina. Os outros três seguiam desaparecidos até a publicação deste texto, na tarde deste domingo (18).

Continua depois da publicidade

Nas imagens feitas na noite deste sábado (17) é possível ver o momento em que o navio da Marinha para ao lado do bote salva-vidas, onde estão os trabalhadores. Com o auxílio de uma escada e corda, o grupo é retirado em segurança; assista abaixo.

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O naufrágio do barco “BP Safadi Seif” ocorreu na noite de sexta-feira (16). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, antes do naufrágio a embarcação havia passado duas informações: uma automática — do Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite (PREPS), e outra dizendo para onde eles pretendiam se deslocar para pescar.

Como foi o resgate dos tripulantes de barco naufragado no litoral de SC

Continua depois da publicidade

Como a distância entre esses dois pontos era grande — de cerca de 129 quilômetros — as equipes ampliaram a área de buscas. A última atualização feita pelas equipes de resgate informou que a última localização da embarcação estava a uma distância de cerca de 160 quilômetros da costa.

Os desaparecidos foram achados flutuando em uma pequena balsa — um item de segurança do barco que tem suprimentos e sinalizador — quando foram localizados por um navio rebocador que patrulhava a área, a cerca de 180 quilômetros da costa. Ainda segundo a Marinha, as equipes seguem mantendo esforços pelos outros três desaparecidos.

No vídeo, os homens saem do bote e, em meio ao vento forte, sobem por uma escada para chegar no rebocador. Assim que a primeira vítima entra no barco, é possível ouvir um dos integrantes da Marinha pedir toalhas.

O grupo chegou a Itajaí na manhã deste domingo (18) e foi encaminhado ao hospital da cidade. Os resgatados foram identificados pela Marinha como: Djalma dos Santos Silva, Domingos Pereira do Rosário, Luiz Carlos Messias da Silva, Mario Gomes Soares e Zoel Texeira Barros.

Continua depois da publicidade

Os desaparecidos são: Alisson da Silva Santos, Diego Silva de Brito e Deivid Luiz Monteiro Ferreira. As buscas continuam.

Leia também

Ciclone extratropical deixa três mortos e 12 desparecidos no RS

Maior apreensão de barbatanas no mundo feita em SC revela morte de 10 mil tubarões