nsc
santa

Bombeiros

Vídeo mostra uma das maiores cobras venenosas capturadas em Blumenau em 2021

Jararacuçu é extremamente perigosa e estava no quintal de uma casa no Progresso

30/11/2021 - 07h57

Compartilhe

Redação
Por Redação Santa
Animal foi recolhido da residência e solto na natureza
Animal foi recolhido da residência e solto na natureza
(Foto: )

Um vídeo feito pelo Corpo de Bombeiros mostra uma das maiores cobras venenosas capturadas pela corporação em Blumenau este ano. É uma jararacuçu, extremamente perigosa. O animal estava no quintal de uma casa no bairro Progresso e, apesar do susto, não feriu ninguém. As imagens foram cedidas ao g1.

A serpente foi devolvida à natureza.

> Receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp

A cobra, encontrada pelo morador na última semana, mede cerca de 1,3 metro. Segundo o sargento Airton Cesar Schmits, essa espécie costuma atingir no máximo um metro e meio. O que chama atenção nela, é a largura, pois o animal ganha corpo e fica pesado.

A jararacuçu é a maior espécie entre as venenosas na região, mas não está sozinha nesta lista. No Vale do Itajaí também são comuns a jararaca e a coral-verdadeira. Ambas peçonhentas. De acordo com o sargento, são animais de Mata Atlântica e, como a região tem áreas bem preservadas, elas se reproduzem tranquilamente.

Cada vez mais frequente

O forte calor e a casas cada vez mais próximas da vegetação contribuem para o aumento de capturas de cobras em residências. Em Blumenau e cidades vizinhas, foram 196 ocorrências para captura de serpentes atendidas pelos bombeiros militares em 2020 contra 245 em 2021.

Com o aparecimento cada vez mais frequente, os bombeiros fazem algumas recomendações. A primeira delas é limpeza. Cobras e lagartos são atraídos por comida e pequenos animais, como roedores, que acabam surgindo em terrenos por conta de restos de alimentos jogados no quintal.

Entulhos com madeira também atraem cobras, que se escondem nesses locais. Quem mora perto de áreas de vegetação pode ter visitas inusitadas. O segredo é não entrar em pânico e seguir as orientações dos socorristas.

Leia também

Relembre sucuri gigante já vista em Santa Catarina

​Cobra píton amarela é venenosa? Descubra tudo sobre a espécie

Cobra de jardim é venenosa? Conheça a espécie

Cobras venenosas em Santa Catarina; saiba mais e quais os cuidados

Colunistas