“Aos vinte e poucos anos, vai te dar uma vontade louca de largar tudo e morar em ‘Floripa’. É muito importante que você faça isso”. É essa frase que Paola, como se identifica no TikTok, escreve em um vídeo que acabou viralizando na rede social e fazendo sucesso entre os internautas. A publicação acumulava mais de 20 mil visualizações até a última sexta-feira (5).

Continua depois da publicidade

Nos comentários, várias pessoas se identificavam com o conteúdo. “Pensei muito e aos 26 acabei vindo, melhor decisão”, comentou uma internauta. “Vim exatamente aos 20 anos, a melhor coisa que fiz na vida”, escreveu outra. “Melhor escolha até agora”, disse uma.

Já outros demonstravam partilhar da mesma vontade. “Ai, por que isso foi aparecer para mim agora?”, brincou uma. “Para de dar ideia”, escreveu um. “Tenho 29 e agora botei um prazo, até o final de 2026. Vem aí!”, compartilhou uma. “Essa vontade veio aos 18”, brincou outro internauta.

Assista ao vídeo

O vídeo segue uma “trend” que aborda as vontades que as pessoas têm aos vinte e poucos anos, como mudar de cidade, estado ou até país. Nas redes sociais, “trends” são tendências, com conteúdos que se tornam populares e viralizam rapidamente.

Continua depois da publicidade

Quase 40% da população de Florianópolis veio de outros estados

Entre os moradores de Florianópolis, 59,9% é natural de Santa Catarina e 39,1% é natural de outros estados. O número fica acima do registrado para o Estado de Santa Catarina como um todo, em que 75,6% são naturais do Estado e 24,4% são de outros estados ou estrangeiros.

Entre 2017 e 2022, a capital recebeu 84,6 mil migrantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em junho deste ano. Essa parcela, que chegou a Florianópolis dentro desse intervalo de cinco anos, correspondia a 15,7% do total da população da capital catarinense em 2022.

Veja fotos de Florianópolis ao longo dos anos

Entre os maiores municípios, outros dois tinham uma proporção ainda maior de população vinda de migrantes de outros estados neste período: Balneário Camboriú (21,8%), no Litoral Norte, e Palhoça (18,1%), também na Grande Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Considerando todas as cidades do Estado, Balneário Gaivota, no Sul, teve a maior proporção de moradores vindos de outros estados (32,4%).

Veja as cinco maiores proporções, todas elas no litoral catarinense:

  • Balneário Gaivota (SC): 32,4%
  • Itapoá (SC): 32,3%
  • Porto Belo (SC): 30,1%
  • Araquari (SC): 28,7%
  • Balneário Arroio do Silva (SC): 28,4%

*Sob supervisão de Jean Laurindo