nsc
    dc

    História

    Vídeo: relembre como foi a inauguração da Ponte Hercílio Luz em 1926

    Moradores da Ilha não acreditavam na ponte e falavam até em bruxas ou milagre. Animação da NSC mostra como foi a abertura da ponte 

    20/12/2019 - 12h51 - Atualizada em: 06/01/2020 - 13h29

    Compartilhe

    Redação
    Por Redação DC
    Ponte Hercílio Luz
    Ponte foi a primeira ligação da ilha com o continente
    (Foto: )

    Chovia tanto que a batina do padre Jayme Câmara escorria enquanto ele abençoava a inauguração da Ponte Hercílio Luz. Moradores de todas as regiões da ilha foram até o Centro para ver a abertura daquela obra monumental que era, finalmente, uma ligação de Florianópolis com o resto de Santa Catarina. O relógio marcava 13h de uma quinta-feira, 13 de maio de 1926, e a ponte estava oficialmente aberta para transformar os hábitos, a vida e a história da Capital do Estado.

    A cerimônia de inauguração da Hercílio Luz começou com o secretário do Interior e Justiça da época, Ullysses Costa. Depois dele veio o padre Jayme Câmara e, por fim, o governador Bulcão Viana cortou as faixas e gritou “viva Santa Catarina!” em um tom que foi ecoado pela multidão. Era o marco para a abertura da ponte. Carros começaram a cruzar o caminho recém-inaugurado e foram seguidos pelas pessoas a pé, de cavalo e carroça. Foi um caos, com tudo desorganizado e várias pessoas indo e voltando para aproveitar a liberação do primeiro dia, já que depois a ponte passaria a ter um pedágio.

    Os moradores do interior da Ilha que não viram de perto os quatro anos de obras na estrutura custaram a acreditar no monumento. Havia quem dissesse que era milagre e outros que falavam em bruxas, que fazem parte das lendas populares da Ilha de Santa Catarina.

    Era para a estrutura se chamar “Ponte da Independência”, mas o nome foi mudado para homenagear o governador que idealizou o projeto e buscou recursos anos antes. Por conta de uma doença, Hercílio Luz morreu antes da obra dos seus sonhos ficar pronta.

    Passados 93 anos daquele 13 de maio, Florianópolis viverá pela segunda vez a inauguração da Ponte Hercílio Luz, com a reabertura da obra marcada para o dia 30 de dezembro. Após décadas fechada, uma nova festa deve marcar a liberação da ponte. Carros antigos vão desfilar na ponte para relembrar o evento de 1926, mas nas primeiras semanas somente pessoas a pé e de bicicleta vão usufruir da ponte, que receberá o transporte coletivo a partir de 13 de janeiro.

    Confira o vídeo que explica o movimento natural da ponte Hercílio Luz:

    Ponte Hercílio Luz será reaberta às 10h do dia 30 de dezembro

    Dez curiosidades sobre a Ponte Hercílio Luz

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas