Na tarde desta quarta-feira (17), o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) resgatou um surfista em situação de perigo na Praia da Joaquina, região leste de Florianópolis (assista abaixo).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

De acordo com o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Aeromédico, equipes responsáveis pelo resgate, o surfista não estava conseguindo retornar à praia devido as condições do mar, que estava agitado, com uma sequência de correntes fortes e ondas médias e constantes.

A aeronave com os socorristas da equipe de plantão Arcanjo-01 foi acionada por volta das 13h54 e se deslocou rapidamente à praia. No mesmo instante, dois guarda-vidas locais entraram na água para verificar a situação da vítima.

No momento em que foi identificado onde o surfista estava, o resgatista do CBMSC, 1° Sargento Goulart, entrou no mar para auxiliar o atleta e prestar o atendimento de resgate.

Continua depois da publicidade

VÍDEO: jacaré nada no mar em praia do norte de Florianópolis

Com uso da técnica chamada sling, que consiste na retirada de pessoas ou animais de ambientes aquáticos por meio de um cabo suspenso, a aeronave retirou o surfista e o resgatista do mar e os deixaram na faixa de areia da Joaquina.

Aeronave deixou a vítima e o socorrista na faixa de areia após o resgate (Foto: CBMSC/Divulgação)

Após a avaliação médica realizada pela equipe do Samu, identificando que a vítima apresentava sinais vitais normais e saturação elevada, o sufista foi liberado no local.

Aplicativo CBMSC Cidadão

Segundo a Assessoria de Imprensa da instituição, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina desenvolveu um aplicativo para que as informações do CBMSC que sejam do interesse do cidadão estejam reunidas em um mesmo lugar.

Entre elas, estão informações para segurança e acessibilidade nas praias catarinenses, as ocorrências atendidas pelo órgão, o redirecionamento para as áreas de Segurança Contra Incêndio e notícias e endereços das unidades do CBMSC pelo estado.

Continua depois da publicidade

O aplicativo está disponível para Android e IOS.

Leia também

Florianópolis recebe até 4 junho a 17ª edição do Brasil Sabor

UFSC é a 10ª melhor universidade brasileira, segundo ranking mundial

Como cartazes em uma pequena cidade de SC provocaram operação contra o nazismo no PR

Destaques do NSC Total