Esse truque é ótimo para quem estar cortando o ovo da alimentação por causa da dieta vegana ou por conta de problemas alérgicos. Pode parecer estranho, mas o ovo pode ser substituído por vinagre de maçã em algumas receitas.

Continua depois da publicidade

O ingrediente é super versátil e pode ser incorporado em diversas receitas. Ótimo para quem possui alguma restrição alimentar, o vinagre de maçã é um bom substituto do ovo.

O ovo causa alergia com mais frequência em crianças e a reação geralmente desaparece quando chegam à adolescência. A alergia aparece quando o ovo é introduzido pela primeira vez na dieta e é uma reação à proteína que está principalmente na clara, mas também na gema, segundo informações do g1.

O sintomas geralmente são leves e incluem urticária, congestão nasal, vômito ou outros problemas digestivos. Além disso, algumas pessoas não consomem o alimento por estarem em uma dieta vegana, sema presença de qualquer alimentam de origem animal.

Por isso, o vinagre de maçã é um grande aliado para ajudar a balancear a alimentação. Uma saída para fazer receitas que necessitam do ovo é utilizar uma colher de chá de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de vinagre.

Continua depois da publicidade

O vinagre de maçã é conhecido como substituto de ovo em bolos e doces veganos quando misturado com bicarbonato de sódio porque proporcionando leveza e crescimento à massa sem proteína animal, ideal para alérgicos ou intolerantes.

Essa combinação mantém benefícios como propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, mas não replica o valor proteico do ovo em refeições salgadas.

Benefícios do vinagre de maçã

Nas redes sociais, diversos conteúdos abordam os benefícios do ingrediente na alimentação. Confira o vídeo completo do canal do Youtube Dr Juliano Teles, que explica alguns benefícios de forma simples.

O conteúdo foca em benefícios gerais do vinagre de maçã orgânico, como ação antioxidante para combater radicais livres, o aumento da saciedade para auxiliar no emagrecimento, melhora na digestão via acidificação estomacal para ativar a pepsina e suporte à sensibilidade à insulina para controle glicêmico.​

Continua depois da publicidade

*Com informações da internet