Uma moradora de Anchieta, no Oeste de Santa Catarina, foi vítima de estelionato e teve um prejuízo de aproximadamente R$ 22.460,00 após cair no golpe do falso servidor do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), conforme registro feito nesta terça-feira (4) pela Polícia Militar.
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De acordo com o relato da vítima, o golpe começou na segunda-feira (3), quando ela recebeu uma ligação de um homem que se apresentou como servidor do INSS. O suposto funcionário informou que seria necessário atualizar a prova de vida e pediu que a mulher realizasse um Pix de R$ 1 para qualquer pessoa, alegando que seria apenas para verificar o funcionamento da conta bancária.
Durante a conversa, o golpista ainda orientou que ela não movimentasse a conta até o dia seguinte. Na manhã de terça-feira (4), a vítima realizou uma transferência para um familiar e, pouco depois, recebeu nova ligação do mesmo número, sendo instruída a ir até o banco e alterar sua senha.
Ao chegar na agência, a mulher foi informada por uma funcionária de que não havia qualquer atualização pendente de prova de vida e que havia indícios de golpe.
Mais tarde, ao acessar o aplicativo bancário, a vítima constatou que foram realizados diversos Pix não autorizados, totalizando R$ 22.460,00, valores retirados tanto da conta-corrente quanto da poupança.
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Como é e como se proteger do golpe
A Polícia Militar alerta a população sobre este tipo de golpe, que vem sendo aplicado em diferentes regiões do Estado, conhecido como “golpe do falso servidor do INSS”.
Os criminosos se passam por servidores do INSS e afirmam que a vítima precisa atualizar a prova de vida ou regularizar o cadastro bancário. Durante o contato, solicitam que a pessoa faça transferências via Pix, altere a senha ou permaneça na linha, alegando que é uma verificação do sistema.
Pouco tempo depois, as contas das vítimas são esvaziadas com transferências indevidas.
A PM reforça que o INSS não solicita dados bancários, senhas ou transferências por telefone. Em caso de dúvida, o cidadão deve procurar diretamente o banco ou acessar os canais oficiais do INSS para confirmar qualquer informação.
INSS faz alerta à população
Procurado pela reportagem, o INSS emitiu uma nota alertando contra golpes. De acordo com a autarquia, as vítimas procuradas são aposentados e pensionistas. “Trata-se de engenharia social para conseguir ter acesso aos dados pessoais dos segurados usando como isca a prova de vida. As abordagens, além de realizadas por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular (WhatsApp ou SMS), também podem acontecer presencialmente”.
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“Os golpistas solicitam dados pessoais e fotos de documentos para que não ocorra um suposto “bloqueio no pagamento”. Em alguns casos, chegam a enviar links para que o segurado realize a biometria facial”, explica o INSS. “Em todos os casos é importante ficar atento e não fornecer seus dados pessoais, fotos, documentos e não clicar em links enviados por mensagem de SMS ou de WhatsApp”, alerta.
Dicas para não cair em golpes
- O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos por e-mail, WhatsApp ou outros canais de mensagem.
- O canal digital oficial para envio de documentos é o Meu INSS (site gov.br/meuinss ou aplicativo para celular). O segurado jamais deve enviar documentos por e-mail.
- O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links. Apenas informa sobre o andamento dos processos no Meu INSS.
- A biometria facial é feita exclusivamente pelo aplicativo gov.br.
- Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no aplicativo Meu INSS e também pode ser verificada pelo telefone 135.
- A pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou Agência da Previdência Social (com agendamento).
