Em comunicado publicado na noite desta quarta-feira (10), a Volkswagen confirmou o lançamento de mais um SUV no mercado brasileiro para 2026. Trata-se do novo Tiguan, que estava “sumido” das concessionárias nos últimos meses, mas que vai ganhar uma nova versão para o ano que vem.

Continua depois da publicidade

A produção da terceira geração do Tiguan será no México. A data de chegada no Brasil, assim como os valores, não foram revelados, mas a expectativa é que esteja disponível nas concessionárias no segundo semestre de 2026.

O novo Volkswagen Tiguan será um pouco maior do que as versões anteriores, o que deve representar mais espaço interno. A montadora não revelou maiores detalhes sobre o lançamento, como motor, potência e quais tecnologias estarão disponíveis. A tendência, no entanto, é que siga padrões parecidos com outros SUVs da marca lançados recentemente, como o Taos e o novo T-Cross.

Modelo híbrido nacional da Volkswagen

A nova versão do Tiguan, que será lançada em 2026, não afeta nem altera a produção de um modelo híbrido nacional, que está sendo desenvolvido pela Volkswagen e será produzido na fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo.

Também não há confirmação se o novo modelo, produzido no México, terá versão eletrificada ou híbrida mas, analisando a estratégia não só da Volkswagen mas de outras montadoras, a tendência é de que essas opções sejam lançadas posteriormente.

Continua depois da publicidade

Mercado aquecido

O lançamento do Novo Tiguan pela Volkswagen reforça ainda mais um mercado que já está bastante aquecido no Brasil. Os SUVs dominam as vendas no país nos últimos dois anos, especialmente os compactos e tecnológicos, e é a aposta das montadoras para as próximas temporadas.

Além do Novo Tiguan, outros modelos estão previstos para chegar ao Brasil em 2026, como o Jeep Avenger. A Chevrolet também confirmou que, a partir do ano que vem, vai começar a produção nacional do Spark, o SUV elétrico da marca.