A Volvo, conhecida por sua ousadia e visão de futuro, está prestes a quebrar um silêncio estratégico para trazer um modelo que promete redefinir o luxo, a performance e, principalmente, a responsabilidade ambiental. O que é essa máquina enigmática que está a caminho? A resposta está em cada detalhe de sua concepção.
Continua depois da publicidade
A marca sueca busca superar a legislação com a meta de atingir emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2040. O lançamento de um novo sedã representa um avanço nesse objetivo, adotando uma abordagem abrangente de sustentabilidade que inclui economia circular e produção neutra em carbono.
De tão especial, já foi decidido que virá ao Brasil, contrariando os objetivos da marca em oferecer apenas SUVs por aqui.
Produção sustentável
Apresentado em março e prestes a entrar em produção, o novo ES90 representa uma inovação significativa, sendo o primeiro sedã totalmente elétrico da marca sueca, com foco na sustentabilidade e redução de pegada de carbono.
Sua fabricação, por exemplo, será alimentada por energia neutra para o clima, refletindo o compromisso da marca com práticas sustentáveis em todos os materiais e processos utilizados.
Continua depois da publicidade
Balneário Camboriú vira cenário do “Velozes e Furiosos brasileiro”
A pegada de carbono do novo Volvo ES90 é de 31 toneladas com matriz energética europeia, caindo para 26 toneladas se utilizar energia eólica. Sua emissão é cerca de 50% menor que a da versão híbrida-leve do Volvo S90 e 30% menor que a do S90 híbrido plug-in, além de ser menor que as pegadas de carbono do EX40 e do EC40.
O novo sedã elétrico Volvo destaca-se por possuir um sistema de 800 volts, que garante carregamento mais rápido e melhor eficiência energética devido a componentes mais leves. Seu design combina estética e funcionalidade, com baixo coeficiente de arrasto da marca (cx de 0,25), o que aprimora sua aerodinâmica.
Sustentabilidade extrema: tem até rastreamentto
O novo ES90 é feito com 29% de alumínio reciclado, 18% de aço reciclado, 16% de polímeros reciclados e materiais biológicos, como madeira certificada FSC. Além disso, oferece a opção de estofado Nordico, produzido com garrafas PET e materiais de origem biológica.
O ranking dos carros premium mais vendidos no Brasil
Com ele, a Volvo Cars lança o primeiro passaporte de bateria do mundo, baseado em tecnologia blockchain, que possibilita rastrear a origem das matérias-primas e monitorar a saúde da bateria.
Continua depois da publicidade
Um sedã para o Brasil?
Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil, expressa entusiasmo ao destacar que, após concentrar vendas nos SUVs, a marca decidiu trazê-lo ao Brasil: “O novo ES90 não é só mais um sedã. Ele traz uma série de inovações tecnológicas, além de contar com todo um pensamento sustentável, que fazem dele um marco na nossa história. Posso dizer que estou ansioso para ter este modelo disponível para os nossos clientes aqui no Brasil”, informou.
A expectativa é que as primeiras unidades desembarquem no Brasil no segundo semestre de 2026.
Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial
Leia mais
Desvalorização do elétrico: estudo mostra tendência surpreendente
Balneário Camboriú vira cenário do “Velozes e Furiosos brasileiro”







