nsc
dc

Erupção

Vulcão nas Ilhas Canárias atingiu área maior do que 10 estádios do Maracanã; veja vídeos

Nesta terça-feira (28), o governo espanhol aprovou um pacote de ajuda que vai adquirir casas e itens de primeira necessidade para pessoas que perderam seus imóveis

28/09/2021 - 17h24

Compartilhe

Diane
Por Diane Bikel
Por AFP
O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção no dia 19 de setembro
O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção no dia 19 de setembro
(Foto: )

Desde que o vulcão espanhol Cumbre Vieja, nas ilhas Canárias, entrou em erupção no dia 19 de setembro, a lava atingiu cerca de 237 hectares de terra no local - o equivalente a cerca de 11 estádios do Maracanã -, de acordo com os dados do sistema europeu de mediação geoespacial Copernicus. Casas, estradas, escolas e plantações foram destruídas, e mais de 6 mil pessoas tiveram que deixar seus imóveis.

Nesta terça-feira (28), o governo espanhol aprovou um pacote de ajuda que vai adquirir casas e itens de primeira necessidade para pessoas que perderam seus imóveis por conta do vulcão. Um apoio financeiro será destinado a garantir 107 casas - tanto para venda, quanto para aluguel - que possam ser ocupadas imediatamente.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

> SC tem motivos para se preocupar com o tsunami no Brasil? Entenda

A possibilidade de que a lava e as rochas vulcânicas cheguem ao mar é o que preocupa os especialistas, atualmente. A convergência pode gerar um choque térmico e formar colunas de vapor d'água, que estariam carregadas de ácido clorídrico. Por esse motivo, as autoridades ordenaram o confinamento dos habitantes de bairros próximos.

> Lava de vulcão na Espanha pode emitir gases tóxicos, dizem especialistas

> Vulcão que pode causar tsunami no Brasil entra em sinal de alerta depois de décadas adormecido

Em entrevista à AFP, o porta-voz do Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias, David Calvo, disse que o vulcão teve sua atividade diminuída em relação aos dias anteriores. No entanto, segundo o especialista, o Cumbre Vieja conjuga pulsos de explosões e pausas.

- É preciso ficar muito atento à sua evolução, porque o cenário pode mudar rapidamente - alertou o órgão espanhol. 

Última erupção

Nesta segunda-feira (27), o vulcão voltou a expelir cinzas. Pela manhã, ele havia reduzido a atividade vulcânica, porém, no início da tarde o Instituto Vulcanológico do local publicou alerta sobre as emissões das cinzas. 

Veja vídeos do vulcão durante os dias de erupção

Leia também

Existe vulcão no Brasil? Quando foi identificada atividade vulcânica no Sul do país

Vulcões ativos no mundo: devemos nos preocupar?

Vulcão de Fogo entra em erupção na Guatemala e deixa céu coberto por cinzas; veja vídeo

Colunistas