O alerta do vulcão, localizado nas Ilhas Canárias, trouxe grande preocupação para os brasileiros com a possibilidade de uma erupção capaz de provocar um tsunami que atingisse o litoral do Brasil. Com isso, o interesse por outros vulcões ativos no mundo voltou a despertar nos brasileiros. Afinal, as chances de um fenômeno como esse atingir o país são reais? É o que você vai descobrir na leitura a seguir.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Existe vulcão no Brasil?
O alerta de tsunami no Brasil caso Cumpre Vieja entrasse em erupção trouxe a dúvida sobre a existência de vulcões ativos no mundo, incluindo o Brasil. Apesar de os desastres naturais com vulcões, tsunamis e terremotos não serem comuns no país, o alerta preocupa. Contudo, existe vulcão no Brasil?
O Brasil é localizado em uma placa tectônica, dessa forma, está mais afastado da zona de encontro entre uma placa e outra. Esse dtalhe faz com que não existam uma formação de vulcão no Brasil.
Além disso, o relevo do país é considerado geologicamente antigo, ou seja, já foi muito desgastado por agentes erosivos, ao mesmo tempo em que as crateras vulcânicas já deixaram de existir.
Continua depois da publicidade
Há muitos e muitos anos atrás, havia grande quantidade de vulcões no território brasileiro, incluindo aquele que é considerado o mais antigo do planeta, formado na Amazônia há cerca de 1,9 bilhão de anos.
Na era Mesozoica, há cerca de 200 milhões de anos, historiadores afirmam possíveis manifestações vulcânicas nas regiões sul e sudeste do Brasil, originando formações rochosas do tipo basáltico. Porém, com o tempo, essas rochas foram sofrendo as ações do sol, chuva e vento, dando origem a um solo que hoje é chamado de terra roxa, por ser muito fértil.
Maiores destruições causadas por vulcões ativos no mundo
Ainda que não sejam tão frequentes, as tragédias envolvendo vulcões ativos no mundo mataram centenas de pessoas nas últimas décadas. A seguir, conheça as erupções vulcânicas mais mortíferas que já foram registradas nos últimos 25 anos, de acordo com o levantamento da Agência France Presse.
Japão – 2014
O vulcão Ontake, de 3.067 metros de altura e localizado no centro do país, despertou no dia 27 de setembro, arremessando uma espessa nuvem de fumaça, cinzas e pedras. A movimentação surpreendeu centenas de excursionistas, matando 60 deles. A tragédia foi a pior do tipo no Japão desde o final da Segunda Guerra Mundial. Em 1991, outra erupção atingiu o país. O monte Unzen deixou 43 mortos.
Continua depois da publicidade
> Relatório do Clima ONU: entenda o documento e o “alerta vermelho”
Indonésia – 2014
Em uma espetacular erupção, o vulcão Sinabung, localizado na ilha de Sumatra, entrou em atividade após 400 anos adormecido. Após 5 meses do despertar, a erupção atingiu povoados inteiros, deixando 16 mortos e, em uma nova erupção fazendo mais 7 vítimas.
Indonésia – 2010
Também localizado na indonésia, o vulcão Merapi, de quase 2.900 metros de altitude, causou mais de 300 mortes e o deslocamento de 280 mil pessoas em outubro de 2010. A erupção foi a maior do vulcão localizado em uma região densamente povoada desde 1872. Em 1994, outra erupção do Merapi deixou 60 mortos no país.
República Democrática do Congo – 2002
Em janeiro de 2002, o vulcão Nyiragongo, localizado próximo a Goma, leste da República Democrática do Congo, causou completa destruição do centro da cidade, bem como de diversos bairros residenciais. No entanto, a foi em 1977 que o vulcão teve sua erupção mais mortífera, deixndo mais de 600 mortos.
Peru – 1999
A repentina erupção do vulcão Cortador, localizado a 800 km ao noroeste de Lima, provocou a explosão de uma colina e deslizamentos de terra que foram responsáveis pelo desaparecimento de 34 moradores.
Continua depois da publicidade
Caribe – 1997
Em 1997, Plymouth, a capital da pequena ilha britânica de Montserrat, localizada no Caribe, foi completamente devastada. O vulcão Soufriere Hills inundou a cidade com colunas de fogo e cinzas provocadas por sua erupção. Na tragédia, vinte pessoas morreram.
> Relembre os maiores estragos causados pelo mar em SC
Filipinas – 1996
A cratera do vulcão Parker, no sul da ilha de Mindanao, nas Filipinas, deixou 70 mortos e 30 desaparecidos em 1996. Cinco anos antes, a erupção de outro vulcão, o Pinatubo, 80 km ao norte de Manila, já havia matado mais de 800 pessoas no país.
Indonésia – 1883
A explosão do vulcão Krakatoa, na Indonésia, é considerada a maior tragédia entre os vulcões ativos no mundo. Sua erupção atingiu mais de 20 mil metro de altitude, mergulhando toda a região e causando um gigantesco tsunami, cujas ondas deram a volta ao mundo. Essa catástrofe deixou mais de 36 mil mortos.
> Lava de vulcão na Espanha pode emitir gases tóxicos, dizem especialistas
Vulcões ativos no mundo
Atualmente, existem pelo menos 10 vulcões ativos no mundo. Isso significa que eles podem entrar em erupção a qualquer momento, por isso eles são monitorados diariamente para que alertas sejam feitos e as comunidades que vivem em volta deles possam ser evacuadas, como aconteceu em algumas regiões das Ilhas Canárias. Veja a lista de vulcões ativos e monitorados pelo mundo.
Continua depois da publicidade
- Monte Vesúvio, Itália
- Monte Fuji, Japão
- Monte Nyiragongo, República Democrática do Congo
- Monte Pinatubo, Filipinas
- Nevado del Ruiz, Colômbia
- Monte Santa Helena, Estados Unidos
Monte Vesúvio – Itália
O Monte Vesúvio é um dos vulcões ativos no mundo mais conhecidos da história. Boa parte de sua fama se originou como resultado da erupção mortal ocorrida no ano de 79 d. C. No evento, os cidadãos da cidade de Pompeia foram dizimados, morrendo soterrados pela lava a uma temperatura entre 250-300 °C.
Acredita-se que nos últimos 17 mil anos o Monte Vesúvio tenha passado por oito grandes erupções como aquela. Ainda que quase seis milhões de pessoas morem na região vulcão, o governo da Italia desenvolveu diversos planos para uma possível erupção que possa ocorrer no futuro.
Monte Fuji – Japão
O Monte Fuji é um dos principais cartões postais naturais do Japão. O vulcão faz parte dos vulcões ativos no mundo que apresentam maior risco. A última erupção do Monte Fuji aconteceu em 1707, com cinzas e destroços levadas até Tóquio, 132 km de distância do local. Contudo, o Japão ainda teme os efeitos de uma nova explosão de lava.
Continua depois da publicidade
O medo permanece visto que, mais de 25 milhões de pessoas moram em áreas que poderiam ser atingidas por uma erupção do Monte Fuji. Não se conhece ao certo o núemro de pessoas que morreram na última atividade do vulcão. No entanto, pesquisas apontam quase 20 mil mortos.
> Aquecimento global: causas do efeito estufa
Monte Nyiragongo – República Democrática do Congo
O Monte Nyiragongo, localizado na República Democrática do Congo, é o vulcão ativo que mais preocupa os vulcanólogos atualmente. No início de 2021, cientistas começaram a se preocupar devido o aumento do nível de magma dentro do vulcão.
Entretanto, o perigo do vulcão não surge somente por meio da lava, mas também por gases venenosos que são expelidos durante a erupção. Na explosão de 2002, cerca de 100 pessoas morreram devido a lava e os gases emitidos. Fora o risco apresentado aos humanos, uma possível tragédia como essa poderia dizimar boa parte da população mundial de gorila-das-montanhas, animais que já são considerados sob risco de extinção.
Monte Pinatubo – Filipinas
O Monte Pinatubo não apresenta um histórico de erupções perigosas. Contudo, em 1991 o vulcão surpreendeu as Filipinas ao dizimar cerca de 722 pessoas. Além da lava, os corpos fluidos de gás quente do Monte Pinatubo pode piorar os seus efeitos e atingir mais pessoas. Segundo dados do Programa Global de Vulcanismo, cerca de 21 milhões de pessoas moram na região do vulcão, gerando preocupação ao governo das Filipinas.
Continua depois da publicidade
Nevado del Ruiz – Colômbia
Ainda que suas erupções aconteçam em menor escala, e que sua a região seja coberta de neve, o Nevado del Ruiz representa um grande risco à Colômbia. Isso porque, o vulcãopode desestabilizar enormes geleiras, além de causar imensos fluxos de lama que são tão destrutivos e perigosos quanto a lama.
Um estudo recente realizado sobre o local indicou que o derretimento de 10% do gelo na região poderia causar tais fluxos de lama com aproximadamente 200 milhões de metros cúbicos.
A maior tragédia do Nevado del Ruiz foi registrada em 1985, quando sua erupção atingiu a população das redondezas de surpresa. O resultado foram cerca de 23 mil pessoas mortas com a erupção do vulcão.
Monte Santa Helena – Estados Unidos
Com poucas mortes até o momento, o Monte Santa Helena pode não parecer um vulcão ativo tão perigoso. Entretanto, segue como uma grande preocupação para os vulcanólogos e cientistas americanos. A única erupção do Santa Helena, em 1980, deixou 57 pessoas mortas e quase 300 km de rodovia destruídos devido resíduos do vulcão. Contudo, uma nova erupção poderia ter efeitos catastróficos.
Continua depois da publicidade
De acordo com especialistas, as características do domo de lava deste vulcão indicam que uma nova erupção exigiria uma imensa quantidade de pressão para ocorrer. Ou seja, as consequências causariam maior destruição.
Como as mudanças climáticas afetam as temperaturas em Santa Catarina
Leia também
Vulcão que poderia causar tsunami no Brasil entra em erupção na Espanha; veja imagens
SC tem motivos para se preocupar com o tsunami no Brasil? Entenda
Lava do vulcão que poderia causar tsunami no Brasil destrói casas na Espanha; veja imagens