nsc
hora_de_sc

EFEITO ESTUFA

Relatório do Clima ONU: entenda o documento e o "alerta vermelho"

Especialistas dizem que a temperatura da Terra pode aumentar consideravelmente nos próximos 80 anos

10/08/2021 - 12h12

Compartilhe

Redação
Por Redação Hora
O derretimento do gelo é uma dos principais efeitos das mudanças climáticas e do Aquecimento Global
O derretimento do gelo é uma dos principais efeitos das mudanças climáticas e do Aquecimento Global
(Foto: )

O Relatório do Clima publicado, na última segunda-feira (9), pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) — um organismo da Organização das Nações Unidas (ONU) — faz um “alerta vermelho” em relação as mudanças climáticas.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

De acordo com o mesmo relatório, caso mantenha o ritmo atual de emissão de gases de efeito estufa, a temperatura no mundo deve super até 2,7 graus nos próximos 80 anos. Todos esses dados são alertas para o futuro da humanidade e também da vida no planeta Terra em geral, pois muitas dessas mudanças são causadas pela ação humana na natureza.

O que é o relatório do clima da ONU

O Relatório do Clima da ONU é desenvolvido pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) desde 1988 e tem como objetivo fornecer informações científicas em relação às mudanças climáticas, seus impactos, os futuros riscos e as principais alternativas para se adaptar ao novo cenário e também reduzir os efeitos dessas mudanças no clima global.

Por que o documento foi criado?

A ação humana na natureza tem causado diversos efeitos negativos no meio ambiente. Entre eles estão a extinção de diversas espécies de animais e de plantas, o aumento da temperatura, a intensificação de catástrofes como as enchentes.

Em um cenário de crescente poluição e aumento da emissão de gases de efeito estufa causada pelos combustíveis fósseis, tornou-se necessário fazer o monitoramento periódico dessas questões e também das mudanças climáticas para que a humanidade esteja melhor preparada para lidar com essas questões.

Além disso, o documento também visa influenciar as pessoas e também na implementação de políticas ambientais que possam contribuir para o desenvolvimento de uma economia sustentável e na mitigação dos efeitos causados pelo Aquecimento Global.

Quem tem acesso ao Relatório do Clima da ONU?

O Relatório do Clima da ONU é publicado no próprio site do IPCC a própria entidade disponibiliza uma versão em PDF na internet para que qualquer cidadão no mundo tenha acesso a essas informações. No entanto, todo o relatório é produzido em língua inglesa, pelo fato de ser o idioma mais falado no planeta.

Dessa forma, qualquer pessoa com conhecimento da língua inglesa poderá ter a oportunidade de ficar antenada em relação a todas as informações presentes no documento publicado na última segunda-feira.

Entenda o Relatório do Clima

O atual relatório do clima traz diversos dados relevantes. Entre eles estão um rápido aquecimento nos últimos anos e também a descrição das principais mudanças que devem ocorrer em diferentes regiões do planeta. Destacaremos sobre essas questões logo abaixo.

Rápido aquecimento nos últimos anos

O Aquecimento Global não vem de agora. É uma tendência que acontece desde o século XIX. De acordo com o Relatório do Clima da ONU, a emissão de gases de efeito estufa causadas por atividades humanas foram responsáveis pelo aumento da temperatura em 1,1º C entre 1850 e 1900.

No entanto, ainda segundo o relatório, a tendência de aquecimento do planeta deve-se intensificar ainda mais. Nos próximos 20 anos espera-se que a temperatura global aumente em 1,5 ºC se comparado com o período entre 1850 e 1900.

Mudanças climáticas que devem acontecer nos próximos anos

As mudanças climáticas tendem a continuar afetando cada região da Terra de maneiras diferentes. Segundo o IPCC, as mudanças tendem a se intensificar conforme o planeta vai se aquecendo cada vez mais.

Além da elevação da temperatura e das crescentes ondas de calor, a entidade prevê a intensificação de enchentes, o aumento do nível do mar, derretimento do gelo (especialmente no Ártico), aumento das chuvas em regiões de altas latitudes e em regiões de baixas latitudes, como em boa parte do Brasil.

> Peixe com dentes humanos: veja fotos e conheça a espécie inusitada

Quais são as vantagens desse relatório existir?

O Relatório do Clima da ONU é fundamental por diferentes motivos. Primeiramente, o documento faz o monitoramento das transformações climáticas e do impacto da ação humana na natureza.

Desta forma, podemos dizer que o relatório fornece informações valiosas sobre as mudanças climáticas e também em relação às previsões do clima global para os próximos anos.

Com isso, o documento ajuda na conscientização das pessoas em relação a importância das questões ambientais. Nesse contexto, espera-se que os cidadãos e as diferentes nações do mundo se preocupem mais na preservação do meio ambiente e no desenvolvimento de uma economia ecologicamente sustentável.

Além disso, o relatório prepara as pessoas e as diferentes nações para as consequências futuras em relação às mudanças climáticas. Desse modo, torna-se possível desenvolver medidas que visem mitigar os efeitos relacionados ao Aquecimento Global.

> Minivaca e minianimais que fazem sucesso entre crianças e adultos

Conheça os alertas climáticos

Antônio Gutierrez, secretário-geral da ONU,Alertou sobre a necessidade urgente de unir forças agora para evitar catástrofes climáticas futuras. Nesse sentido é necessária a união de diversos líderes de governo e setores da sociedade para reduzir os efeitos do Aquecimento Global. Se a ação não for imediata, as consequências serão catastróficas.

Outro alerta importante é em relação ao fanatismo, pois muitas pessoas ainda não têm plena confiança na ciência e nas transformações climáticas, apesar de alguns efeitos já serem sentidos no presente, como foi o caso de fortes ondas de calor no oeste do Canadá, que chegou a máximas de 50º C ou mesmo das enchentes que assolaram alguns países europeus como a França e a Alemanha.

O impacto das mudanças climáticas no mundo

Essas mudanças também são capazes de influenciar o cotidiano das pessoas. Um dos principais efeitos são justamente as ondas de calor, pois as áreas urbanas geralmente são mais quentes em relação as regiões rurais. Além disso, deve aumentar a incidência de enchentes causadas por fortes chuvas e aumento do nível do mar em cidades litorâneas.

> Vulto: conheça o significado e saiba como lidar com as aparições

Relação entre o Relatório do Clima com o Aquecimento Global

Destacamos anteriormente que o Relatório do Clima começou a ser produzido em 1988. Ele começou a ser feito com objetivo de concientizar as pessoas a se preocuparem mais com as questões ambientais e Influenciar o desenvolvimento de políticas nesse sentido que possam auxiliar a mitigar os efeitos do Aquecimento Global.

O documento também a humanidade mais preparada para lidar com as transformações climáticas e auxiliar no desenvolvimento de uma economia sustentável e menos baseada na emissão de gases poluentes ou mesmo de combustíveis fósseis.

> Medalhas de ouro não são de ouro? Do que são feitas as medalhas das Olimpíadas 2020

O que pode ser feito

Apesar do cenário desfavorável, os cientistas acreditam que se conseguirmos reduzir pela metade as emissões globais dos gases de efeito estufa pela metade até 2030 e zerar as emissões líquidas até 2050, pode ser possível interromper o mesmo até reverter a tendência de aumento das temperaturas em todo o planeta.

Vale destacar que zerar as emissões líquidas refere-se à prática de reduzir as emissões de gases de efeito estufa por meio da utilização de tecnologia limpa e, na sequência, impedindo liberações restantes por meio da captura e armazenamento de carbono, ou mesmo absorvendo por meio do plantio de novas árvores.

As mudanças climáticas têm ocorrido em um ritmo mais esperado do que o normal. Recentemente, fortes ondas de calor tem assolado países do Hemisfério Norte, como o Canadá e a Grécia. Enchentes também têm acontecido com mais frequência em alguns países europeus.

Outras catástrofes naturais têm acontecido em diferentes regiões do mundo e todo esse cenário demonstra a necessidade de se atentar em relação aos efeitos do Aquecimento Global, repensar sobre a ação humana sobre a natureza e pensar em práticas sustentáveis para preservar o meio ambiente e, consequentemente, mitigar os efeitos causados pelo aquecimento do planeta Terra.m

Outras catástrofes naturais têm acontecido em diferentes regiões do mundo e todo esse cenário demonstra a necessidade de se atentar em relação aos efeitos do Aquecimento Global, repensar sobre a ação humana sobre a natureza e pensar em práticas sustentáveis para preservar o meio ambiente e, consequentemente, mitigar os efeitos causados pelo aquecimento do planeta Terra.

Como as mudanças climáticas afetam as temperaturas

Você também pode querer ler

Quanto vale uma medalha de ouro?

Corrida de bandeja? Veja esportes que brasileiros seriam medalha de ouro

Saiba se atletas olímpicos podem beber álcool e entenda mais sobre

O que é o gesto de protesto no pódio das Olimpíadas

Cobra d’água: tudo que você precisa saber sobre

Cobra de jardim: o que tem por trás da espécie

Tem para todos os gostos: descubra os tipos de cogumelos

Pode beber depois de tomar a vacina da Covid?

Como recuperar o paladar depois da Covid

Se nunca ouvir falar, agora vai: saiba o que pansexualidade

Heterofobia existe? Entenda mais sobre o tema

Descubra tudo sobre os tornados em SC

Famosos formados em cursos bem curiosos e bizarros

Já queremos 2022: veja os grupos da Copa do Mundo 

Reinfectados por Covid: veja quem são os famosos que pegaram o vírus duas vezes

Sexo em público é crime? Entenda a sentença

Precisa renovar a CNH? Confira as datas

Bolsa Família 2021; confira o calendário

Semana com apenas 4 dias? Saiba como trabalhar menos e ganhar mais

Colunistas