nsc
hora_de_sc

TÓQUIO 2020

Ouro na corrida de bandeja? Esportes inusitados que os brasileiros ganhariam nas Olimpíadas

Frescobol de amendoin, queda de braço e futsal? Confira quais são os esportes que poderiam estar nos Jogos Olímpicos

04/08/2021 - 14h07 - Atualizada em: 04/08/2021 - 16h25

Compartilhe

Redação
Por Redação Hora
A corrida de bandeja marcou os Jogos de Botequim em algumas cidades Brasileiras e é um dos esportes inusitados que o Brasil com certeza seria medalha de ouro
A corrida de bandeja marcou os Jogos de Botequim em algumas cidades Brasileiras e é um dos esportes inusitados que o Brasil com certeza seria medalha de ouro.
(Foto: )

Entre os dias 23 de julho e 8 de agosto deste ano são disputados os Jogos Olímpicos de Tóquio. A competição está em andamento, apesar do cenário pandêmico. A Olimpíada estava prevista para ser disputada em 2020, mas foi adiada para 2021 em virtude da pandemia do Coronavírus.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

No domingo (8) ocorre a cerimônia de encerramento e também a disputa das últimas medalhas. Entre algumas das disputas mais aguardadas no último dia de competições estão a final do vôlei e do basquete feminino, e também algumas finais do boxe.

Como em todas as Olimpíadas há diversas histórias de superação, alegrias, frustrações, heróis consagrados, equipes confirmando o seu favoritismo e também outras decepções. Essa lógica não foi diferente em relação à atual edição dos Jogos Olímpicos no continente asiático.

Nestas edições das Olimpíadas, o Brasil já conquistou diversas medalhas em diferentes modalidades. Entre elas estão o surfe, a natação, a ginástica artística, o futebol, o tênis, o judô, o atletismo etc.

Mas você sabia que os brasileiros poderiam subir mais vezes no alto do pódio se o programa olímpico contemplasse mais algumas modalidades? Vamos destacar esses esportes logo abaixo.

> Olimpíadas 2021: veja quais são as modalidades

Quais são as modalidades em que o Brasil poderia ser ouro nas Olimpíadas?

Existem diversas modalidades que estão fora dos Jogos Olímpicos e que o Brasil teria uma ótima chance de subir no local mais alto do pódio, caso elas fizessem parte do programa olímpico. Há modalidades esportivas das mais variadas naturezas e destacaremos sobre elas na sequência do conteúdo.

> Voto impresso: veja como funciona e entenda a polêmica

Frescobol de amendoim

Essa modalidade foi disputada pela primeira vez nos Jogos de Botequim, no Rio de Janeiro, no ano passado. Nesse esporte, o Brasil poderia ter chance de subir no local mais alto do pódio.

Agora, você deve estar se perguntando: como funciona essa modalidade? Basicamente, o objetivo é fazer o lançamento do amendoim para cima e tentar acertar ele na boca de outra pessoa.

Trata-se de uma modalidade esportiva que exige bastante entrosamento e exercício de sincronia entre duas pessoas que podem ser grandes amigos, parceiros de boteco e, porque não, um casal apaixonado.

> Confira o quadro de medalhas das Olimpíadas Tóquio 2020

Corrida de bandeja

Nessa modalidade, que marcou presença nos Jogos de Botequim, os competidores Correm com uma bandeja com copo em cima. O objetivo é ser mais rápido e chegar primeiro em relação ao adversário. Esse esporte exige bastante velocidade, coordenação motora e habilidades de equilíbrio.

> Você conhece de fato os símbolos olímpicos de 2021? Descubra

Queda de braço

Essa modalidade também é bastante conhecida no nosso cotidiano, pois muitas pessoas fazem queda de braço no dia-a-dia. Já pensou se esse esporte se torna olímpico? Sabemos que o brasileiro é um povo valente e que não foge a luta e, por esse motivo, trata-se de mais um esporte na qual os brasileiros poderiam ser medalha de ouro nas Olimpíadas.

> Arthur Zanetti arrisca saída, cai de cara e fica sem medalha em Tóquio

Jiu Jitsu

O Jiu Jitsu faz referência a uma arte marcial japonesa. Trata-se de uma modalidade esportiva de combate e ela utiliza golpes de alavancas, pressões ou mesmo torções com o objetivo de derrubar o adversário.

O Jiu Jitsu, atualmente, não é uma modalidade olímpica. Mas se estivesse nos Jogos Olímpicos, o Brasil teria grandes chances de conquistar várias medalhas de ouro.

Antes da pandemia, o Mundial de Jiu Jitsu era realizado todos os anos desde 1996. Na disputa entre diferentes academias, o Brasil ficou em terceiro lugar no geral com o Jiu Jitsu Checkmat, de Curitiba-PR. Vale destacar que existem 10 categorias de luta por peso no masculino e 10 no feminino. Desse modo, essa modalidade teria grande potencial de trazer várias medalhas para o esporte brasileiro, inclusive de ouro.

> Rebeca conquista ouro no salto na ginástica artística das Olimpíadas de Tóquio

Futsal

O futsal masculino chegou a ser disputado nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007, no entanto, essa modalidade não continuou nas próximas edições do Pan e continua fora do programa olímpico. Naquela ocasião, o Brasil chegou no local mais alto do pódio ao vencer a Argentina por 4 a 1 na decisão.

Caso estivesse nas Olimpíadas, o futsal era uma modalidade que poderia colocar o Brasil no topo do pódio
Caso estivesse nas Olimpíadas, o futsal era uma modalidade que poderia colocar o Brasil no topo do pódio
(Foto: )

Essa modalidade também é conhecida como futebol de salão e funciona de modo semelhante em relação ao futebol. Há somente algumas diferenças. Primeiramente, há 4 jogadores na linha e o goleiro. Além disso, as partidas são disputadas na quadra.

O Brasil tem longa tradição nesse esporte e é uma das grandes potências mundiais. A seleção brasileira é octacampeã e neste ano vai ter a oportunidade de buscar o nono título mundial na Lituânia. A competição vai iniciar em 12 de setembro e vai até o dia 3 de outubro.

O futsal feminino não fica para trás. O Brasil foi campeão em todas as 6 edições da Copa do Mundo de Futsal Feminino. Diante desse cenário, podemos dizer que essa modalidade teria ótimas chances de ganhar medalhas de ouro para o país tanto no masculino, quanto no feminino.

Futebol de praia

Também conhecido como beach soccer, essa também é outra modalidade esportiva em que o Brasil tem tradição e é uma potência internacional. No entanto, assim como o futsal, ela está fora do programa olímpico.

Atualmente, a Copa do Mundo de Futebol de Areia é realizada a cada 2 anos. Foram realizadas 20 edições e o Brasil sagrou-se campeão em 14 oportunidades. Dessa forma, podemos dizer que o Beach Soccer é mais uma modalidade que o país teria ótimas chances de subir no local mais alto do pódio.

> Atletas olímpicos podem beber álcool?

Futebol society

Também conhecido como futebol de 7 essa é outra modalidade esportiva que o Brasil teria ótimas chances de ser campeão olímpico. Já foram disputados 2 mundiais de futebol society e a seleção brasileira foi campeã uma vez e vice em outra oportunidade.

Em quais esportes o Brasil perdeu a chance de conquistar medalhas nesta Olimpíada?

Por outro lado, em algumas modalidades o Brasil não obteve o desempenho esperado e não conseguiu medalhas nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Entre as principais esperanças de medalha que não se confirmaram estão o vôlei de praia e também o handebol.

Vôlei de praia

O vôlei de praia, desde quando foi implementado no programa dos Jogos Olímpicos em Atlanta, no ano de 1996, sempre foi esperança de medalhas para o Brasil e essa realidade se confirmou em todas as edições dos Jogos Olímpicos.

No entanto, nos Jogos de Tóquio, a modalidade decepcionou. Pela primeira vez na história o Brasil não conquistou nenhuma medalha nesta modalidade, nem no masculino e nem no feminino. Na categoria masculina, a dupla Alisson e Álvaro foi eliminada nas quartas de final. Já entre as mulheres, a dupla Ana Patrícia e Rebecca foi derrotada na mesma fase.

> Bruno Fratus conquista medalha de bronze nos 50m livre na natação em Tóquio

Handebol

O handebol feminino brasileiro conquistou o título mundial inédito em 2013. Diante desse cenário, havia esperança de que essa modalidade pudesse assegurar mais uma medalha para o Brasil e, talvez até um ouro. Na última edição das Olimpíadas, no Rio em 2016, o país até chegou às quartas de final e por pouco não entrou na disputa pelas medalhas.

Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no entanto, a equipe feminina não atendeu às expectativas. Em cinco partidas disputadas, o Brasil conquistou uma vitória, empatou um jogo e foi derrotado em outras três oportunidades. Por conta dessa campanha, o time foi eliminado logo na fase de grupos ao perder para a França no último jogo da primeira fase por 34 a 29.

Como é possível perceber, existem diversas modalidades em que os brasileiros poderiam ser medalhistas de ouro caso elas existissem no programa dos Jogos Olímpicos. Apresentamos para você alguns esportes e, muitos deles, podem ser divertidos para você praticar com outras pessoas e fazer novas amizades. E no futuro, a diversão até pode trazer ótimos frutos. Juntar o útil ao agradável é muito bom, não é mesmo?

Tudo sobre Olimpíadas 2020

Leia também

Tóquio 2020: relembre as aberturas mais marcantes das Olimpíadas

Por que alguns atletas do Brasil nas Olimpíadas batem continência ao subir no pódio

5 atletas olímpicos do Brasil que também se destacam como youtubers

Alison dos Santos conquista bronze nos 400m com barreiras em Tóquio

Colunistas