nsc
dc

Esporte

Por que alguns atletas do Brasil nas Olimpíadas batem continência ao subir no pódio

Gesto chamou a atenção ao ser feito no pódio por dois representantes do Time Brasil nesta semana

04/08/2021 - 09h59 - Atualizada em: 04/08/2021 - 12h52

Compartilhe

Por Giulia Machado
Alison 'Piu' e Ana Marcela bateram continência no pódio
Alison 'Piu' e Ana Marcela bateram continência no pódio
(Foto: )

Você já percebeu que alguns atletas brasileiros batem continência no pódio das Olimpíadas? O gesto chamou a atenção do público na terça-feira (3), quando os atletas Ana Marcela e Alison 'Piu' fizeram o movimento. A explicação para o ato é simples: os atletas são militares e o gesto é um forma de respeito aos símbolos oficiais da República — caso do Hino Nacional para Ana Marcela e da bandeira para Alison.

> Acesse para receber notícias de Santa Catarina por WhatsApp

Ana Marcela conquistou a medalha de ouro na maratona aquática feminina de 10 quilômetros, e Alison a medalha de bronze na corrida de 400 metros com barreiras masculino. Ambos são Terceiro-Sargentos da Marinha, e fazem parte do Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR) do Ministério da Defesa, assim como a maioria dos atletas militares.

O programa garante uma série de benefícios aos que decidem participar, como décimo terceiro salário, férias, direito à assistência médica, incluindo nutricionista e fisioterapeuta, além de poderem usar todas as instalações esportivas militares para treinamento nos centros da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Para fazer parte do PAAR, os atletas precisam fazer treinamentos regulares no quartel.

O ato de bater continência já havia sido notado nas Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, quando os ginastas Arthur Zanetti e Arthur Nory, que fazem parte da Força Aérea Brasileira (FAB), fizeram o gesto. O movimento voltou a chamar a atenção do público em Tóquio na terça-feira, primeira vez em que atletas brasileiros fizeram o movimento nesta Olimpíada.

Ao todo, dos 301 atletas brasileiros em Tóquio, 91 são militares.

Bater continência

A continência é uma forma de saudação usada pelos militares, que demonstra respeito com o próximo. O cumprimento costuma ser feito com a mão direita, e deve ser efetuado de pé, levando a mão até a cabeça com a palma para baixo.

* Sob supervisão de Augusto Ittner

Leia também

Quanto vale uma medalha de ouro? Veja valor que atletas ganham nas Olimpíadas

5 atletas olímpicos do Brasil que também se destacam como youtubers

Veja os melhores memes e vídeos das Olimpíadas

Navio, viagem de um mês e corrida descalço: a façanha de um catarinense na Olimpíada de 1932

Colunistas