nsc
hora_de_sc

Atenção motorista!

Renovação CNH e licenciamento 2021 em SC: valor e tudo sobre

Veja o calendário de pagamento do Licenciamento 2021 e o passo a passo para fazer a renovação da sua CNH.

26/07/2021 - 10h41

Compartilhe

Redação
Por Redação Hora
Motoristas que estão com a CNH e/ou o licenciamento vencido encontra-se irregular
Documentação em dia: está ativo o calendário para renovar a CNH e emitir o licenciamento do veículo
(Foto: )

Santa Catarina faz parte de um grupo de cinco estados que não suspenderam ou mudaram os prazos para a renovação das Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH), portanto você deve ficar atento ao vencimento da sua.

O mesmo ocorre com a emissão do Licenciamento 2021 dos automóveis, que segue o calendário de pagamento até o dia 15 de dezembro deste ano. E para te ajudar a se organizar confira a lista de tudo o que você precisa saber.

Renovação de CNH: o que saber antes de solicitar a sua

Para descobrir se a sua Carteira Nacional de Habilitação está vencida ou próxima do vencimento, basta consultar o documento. A informação encontra-se na parte da frente, precisamente na barra inferior.

Também é importante saber que no dia 12 de abril de 2021 entrou em vigor a Lei 14.071/2020, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ela estabeleceu mudanças na validade da CNH.

A nova Lei de Trânsito estabelece que o exame de aptidão física e mental será preliminar e renovável, seguindo esta periodicidade:

A cada 10 anos, para condutores com idade inferior a 50 anos;

A cada 5 anos, para condutores com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos;

A cada 3 anos, para condutores com idade igual ou superior a 70 anos.

Um ponto importante diz respeito ao local em que essa renovação deverá ocorrer, precisamente a residência ou domicílio do examinado.

Onde posso renovar minha CNH aqui em Santa Catarina?

Em Santa Catarina, você tem duas opções para solicitar a renovação da Carteira Nacional de Habilitação: internet ou comparecimento em um posto autorizado.

O portal do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC) é o serviço digital por onde você solicita a renovação on-line, enquanto as unidades da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) são para atendimento presencial.

Adiantamos que o processo pela internet é bem mais prático, pois não depende de deslocamentos ou horários. Basta acessar o site do Detran e selecionar a opção Detran Digital - Portal de Serviços Online.

Se você já possui cadastro, excelente! Mas se ainda não tem, clique em Solicitar Cadastro e preencha as informações solicitadas. Na sequência, aperte em Acessar Habilitação. A partir daí, é só clicar em Renovação de CNH.

> Como recuperar o paladar depois da Covid-19; Confira dicas

O processo é bastante intuitivo, ou seja, é prático e bem fácil. Na opção Agendamento, você escolhe Captação de Foto e, em seguida, assina o documento digitalmente.

O sistema ainda disponibiliza o pagamento para o exame médico, que até o momento custa R$67,20. Após o cumprimento das etapas anteriores e a realização do exame médico, você deve aguardar 6 dias úteis.

Esse é o prazo para que o documento fique pronto. No entanto, por causa da pandemia e para evitar aglomerações e um longo tempo de espera, a retirada da Carteira Nacional de Habilitação deve ser feita mediante agendamento.

> Pansexualidade: conheça a bandeira e o que significa

Vale destacar que todos esses processos são realizados pelo portal do Detran/SC. Se preferir iniciar a entrada da renovação de CNH presencialmente, basta se dirigir a uma das unidades da Ciretran:

CIRETRAN DA CAPITAL

Endereço: Av. Almirante Tamandaré - 480 - Loja 05, Coqueiros, Florianópolis, SC.

CEP: 88.080-160

E-mail: ciretrancapital@detran.sc.gov.br (Veículos)

cnhcapital@detran.sc.gov.br (Habilitação)

Fone: (48) 3664-1800

Atende: 08h30 às 17h (somente com horário agendado)

> Heterofobia existe? Entenda o significado e veja se é crime

SHOPPING: CIRETRAN SANTA MÔNICA

Endereço: Avenida Madre Benvenuta, 687 - Santa Mônica - Florianópolis/SC (Shopping Villa Romana - Piso G1)

E-mail: detran-santamonica@detran.sc.gov.br

Fone: (48) 3664-1974

Horário de Atendimento: Das 10h às 18h (somente com horário agendado)

As cidades de São José, Joinville, Blumenau, Itajaí, Tubarão, Criciúma, Rio do Sul, Lages, Mafra, Caçador, Joaçaba, Chapecó, São Miguel do Oeste, Concórdia, Jaraguá do Sul, Xanxerê, Brusque, Laguna, Araranguá, Ituporanga, São Bento do Sul, Canoinhas, Porto União, Curitibanos, Videira, Campos Novos, São Joaquim, São Lourenço do Oeste, Balneário Camboriú e Palhoça também têm unidades para atendimento presencial.

Acesse a lista completa de endereços em todo o estado.

Outra opção para atendimento presencial é buscar um Centro de Formação de Condutores (CFC), ou autoescola, da sua preferência. Basta levar documento de identificação e comprovante de residência.

O atendimento presencial é obrigatório para os motoristas que mudaram de endereço, pois devem atualizá-lo por meio de comprovante.

> Rayssa Leal: idade e tudo sobre a skatista com medalha olímpica

Nova unidade do Ciretran já funciona no Floripa Airport

O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC) já presta serviços na nova unidade da Ciretran no Floripa Airport, um ponto estratégico da capital catarinense.

A nova Ciretran se encontra em um local amplo, moderno e acessível, próximo ainda dos demais serviços presentes no aeroporto. O atendimento é das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira, somente com horário agendado pelo Portal do Detran/SC.

Se você vai de carro, saiba que o estacionamento do aeroporto terá 50% de desconto para usuários da Ciretran nas primeiras 4 horas.

Na nova unidade da Ciretran você tem atendimento para serviços de habilitação, veículos, penalidades, retiradas de documento e Permissão Internacional para Dirigir (PID).

> Cobra D'água é venenosa? Veja onde ela é encontrada

AEROPORTO: CIRETRAN SUL DA ILHA

Endereço: Rod. Ac. ao Aeroporto, 6200 - Carianos, Florianópolis - SC, 88047-902

E-mail: detran-suldailha@detran.sc.gov.br

Fone: (48) 3664 1777

Horário de atendimento: Das 10h às 18h (somente com horário agendado)

> Mudanças na CNH e na suspensão do direito de dirigir: confira as alterações no Código de Trânsito

Licenciamento também merece atenção

O licenciamento, nome popular do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), é o documento que comprova a certificação de que o seu automóvel corresponde às normas ambientais e de segurança, além de estar com todos os impostos e obrigações, como as multas, em dia.

Se o CRLV está vencido, significa que o carro não está autorizado para circular em todo país. Por esse motivo, é fundamental que a pessoa que está conduzindo leve esse documento, em dia, sempre que estiver dirigindo.

Aqui em Santa Catarina, é muito fácil emitir o licenciamento. Basta ser o proprietário do veículo ou, caso não seja a sua situação, possuir uma procuração original ou a cópia autenticada dela.

> Saiba como fazer o pedido de renovação da CNH no novo site do Detran-SC

Os documentos que serão solicitados para emitir o CRLV:

Documento oficial com foto (RG ou CNH);

CPF;

Comprovante de residência;

Débitos quitados.

Já o procurador deve levar:

Documentos do proprietário;

Documento oficial com foto (RG ou CNH);

Procuração..

A taxa de licenciamento dos veículos registrados em Santa Catarina pode ser paga nas agências do Banco do Brasil, Bradesco ou Itaú. Nas unidades da cooperativa Creditran, basta apresentar o número do RENAVAM do automóvel.

Para ver a situação atual do licenciamento do seu veículo, consulte a aba Informações do portal Detran/SC.

> Cobra de jardim é venenosa? Conheça a espécie

Calendário de Licenciamento 2021

Placa final 1 - até 31 de Março

Placa final 2 - até 30 de Abril

Placa final 3 - até 31 de Maio

Placa final 4 - até 30 de Junho

Placa final 5 - até 31 de Julho

Placa final 6 - até 31 de Agosto

Placa final 7 - até 30 de Setembro

Placa final 8 - até 31 de Outubro

Placa final 9 - até 30 de Novembro

Placa final 0 - até 15 de Dezembro

> Imposto de Renda: Receita Federal libera consulta do terceiro lote

O CRLV agora é digital e está no seu smartphone

Antigamente, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos era válido somente em documento original, impresso. No entanto, com os avanços da tecnologia, há a possibilidade de ter o documento em seu celular.

No Portal Detran/SC você efetua o seu cadastro e emite o documento, chamado de CRLVe. Outra opção é baixá-lo por meio do aplicativo Carteira Digital, que é do Departamento Nacional de Trânsito. Ele está disponível para aparelhos com Android e iOS.

Uma vantagem importante do CRLVe é quanto ao número de pessoas que poderão contar com uma cópia deste documento. É possível que até 5 usuários o compartilhem simultaneamente.

Isso é excelente para as famílias em que vários motoristas utilizam o mesmo veículo. Assim, ninguém precisa se preocupar em levar o documento físico cada vez que for tirar o carro da garagem, muito menos guardá-lo dentro do automóvel.

A versão digital do licenciamento é eficiente, pois não espera a emissão e envio do documento. Economiza-se tempo e dinheiro, pois agora não há a necessidade de pagar uma taxa de emissão.

As informações estão todas no smartphone, agilizando a fiscalização dos agentes de trânsito. Evita-se ainda o pagamento de multas por não estar com o documento no carro, já que ele se encontra no celular.

Mas se desejar o documento impresso, no próprio site há a opção de pedir a emissão física do CRLV. Entretanto, lembre-se de agendar a retirada pelo portal do Detran/SC.

Atenção! Quem é flagrado circulando com o licenciamento atrasado pode receber uma multa de R$293,47, além de 7 pontos na CNH, pois se trata de uma infração gravíssima.

AUMENTO PENIANO? Entenda tudo sobre

Leia também

Efeitos colaterais da astrazeneca; veja os sintomas mais relatados

​Efeitos colaterais da CoronaVac; veja as reações mais relatadas​

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

Caso Evandro: o que aconteceu e as teorias do crime da série na Globoplay

Colunistas