nsc
hora_de_sc

Saiba mais

Pansexualidade: conheça a bandeira e o que significa

Entenda o conceito, como uma pessoa pan se define e a diferença com a bissexualidade

22/07/2021 - 10h04

Compartilhe

Redação
Por Redação Hora
EuroPride 2018 em Estocolmo
EuroPride 2018 em Estocolmo
(Foto: )

Pansexual é uma pessoa que se sente atraída por todas as identidades de gênero, ou por pessoas, independente do gênero.

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Isso significa que uma pessoa que se identifica como pansexual pode se sentir atraída por uma pessoa transgênero, alguém que atende pelos termos neutros de gênero de "ele" ou "ela", ou alguém que se identifica como heterossexual, gay, não binário, binário, masculino, feminino ou qualquer outro gênero.

De acordo com a Human Rights Campaign, uma pessoa pansexual tem potencial para atração romântica, sexual ou emocional por pessoas de qualquer gênero.

Como se identificam

Muitas pessoas pan se descrevem como sendo atraídas por outras pessoas considerando sua personalidade, moral, caráter e não no gênero.

Pode ser que tenham dificuldade em identificar sua identidade de gênero ou orientação sexual, ao contrário de outras que podem saber desde cedo como se identificam.

Uma pessoa pode ter identificação com qualquer orientação que considere apropriada. Da mesma maneira, uma outra não tem necessidade de colocar um rótulo em sua sexualidade ou se moldar a certos ideais.

Também pode ser que uma pessoa se identifique com vários termos e os use para se descrever, de forma alternada. Assim como as pessoas podem trocar sua orientação sexual, se sentirem que estão atraídas por outras de forma que não se sentiam antes, ou se aprenderem outra palavra que descreva melhor sua orientação.

> Marca de produtos menstruais lança cueca voltada para homens trans

Qual é a relação com a sigla LGBTQIA+

A comunidade LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queer, Intersexo, Assexual e +) é uma sigla complexa e extensa, que pode se tornar ainda maior com a adição do p de pansexual.

A bandeira do arco-íris que representa o Orgulho na comunidade LGBTQIA+ foi criada em 1978 e passou por algumas alterações para incluir referências a outras comunidades sub-representadas.

> Como é ser LGBTI em Santa Catarina?

Bandeira do Orgulho pansexual

Bandeira do Orgulho pansexual
Bandeira do Orgulho pansexual
(Foto: )

A bandeira do Orgulho pansexual foi criada, online, em 2010, como uma maneira das pessoas pansexuais se distinguirem das bissexuais.

Na bandeira do Orgulho bissexual – com as cores rosa, roxo e azul escuro –, as listras rosa e azul representam atração por homens e mulheres; já na do Orgulho pansexual tem listras amarelas que mostram atração a não-binários e pessoas não conformes de gênero.

> Baba Vanga: veja todas as previsões da vidente que previu a pandemia de Covid-19

Qual é a diferença entre bi e pansexual

Ser pansexual vai além da atração por homens e mulheres. De acordo com o sexólogo Carlen Costa, pansexualidade “é a atração sexual, romântica, emocional, física ou espiritual por pessoas, qualquer que seja a sua identidade de gênero ou expressão sexual específica”.

Ela ainda explica que ser pansexual é reconhecer que, como um povo, nós evoluímos, portanto, a linguagem do amor e dos relacionamentos também teve que evoluir e se tornar cada vez mais inclusiva.

Embora a pansexualidade e a bissexualidade tenham muitas semelhanças, a principal diferença entre um bissexual e um pansexual é que a pansexualidade rejeita o que é conhecido como gênero binário. Os indivíduos bissexuais também podem se sentir assim, mas as pessoas pansexuais frequentemente expressam que podem se sentir atraídas por pessoas mais sensíveis ao gênero, indivíduos não-conformes ao gênero e pessoas trans, bem como homens e mulheres cisgênero.

Da mesma forma, isso não quer dizer que as pessoas que são bissexuais não se sintam atraídas por ninguém que seja transgênero ou não binário, o que inclui ser bigênero, agênero ou fluido de gênero, para citar apenas alguns termos.

Por exemplo, uma pessoa pan pode ter a mesma capacidade de atração por pessoas de qualquer sexo. Porém, ela pode vivenciar isso de maneiras distintas.

Já uma pessoa que se identifica como bi pode se sentir atraída por pessoas com fluidez de gênero, homens ou não binários, porém não por mulheres.

> Como recuperar o paladar depois da Covid-19; Confira dicas

Para ambos - pan e bi -, o tipo de atração que experimentam pode alterar para os diferentes sexos. Outro exemplo: uma pessoa pode sentir uma atração sexual por um gênero e uma atração romântica por outro.

Ser bissexual tem significados diferentes para pessoas diferentes. Para algumas, significa atração por pessoas do mesmo gênero e de outro gênero. Para outras, é ter atração por dois ou mais gêneros, ou múltiplos gêneros. Algumas pessoas bissexuais podem ter atração somente por homens e mulheres e não por pessoas não binárias - o que não ocorre com toda pessoa bi.

> Celular e computador fazem mal para os olhos? Entenda

Definição de bissexual

Bissexualidade pode ter significados diferentes, e nem todas as pessoas estarão de acordo com uma única definição. Em geral, se uma pessoa se identifica como bi, ela sente atração por mais de um gênero.

Há pessoas que definem seu gênero conforme seu sexo biológico. Porém outras se veem como fluidas de gênero ou agêneras.

Para outras, ser bissexual pode significar apenas se sentirem atraídas por mulheres e homens. Já, para outras, isso pode significar se sentirem atraídas por várias identidades de gênero.

Algumas ainda podem achar a palavra discutível, pois implica que há apenas dois sexos. Entretanto, muitas pessoas que se identificam como bissexuais reconhecem a existência de vários gêneros.

Bi se refere a mais de um gênero, enquanto pan a várias pessoas independente de gênero.

> Efeitos colaterais da Pfizer; veja os sintomas mais relatados

12 famosos que se identificam como pansexuais

1. Miley Cyrus

Miley Cyrus
Miley Cyrus
(Foto: )

Miley contou à ELLE UK, em 2015, que é pansexual. Anos depois, em 2019, ela foi capa da Vanity Fair e disse que prega que as pessoas se apaixonam pelas pessoas e não pelo gênero, pela aparência ou por qualquer outra coisa. Quando ela se apaixona “não tem nada a ver com sexualidade”.

> Dia do Amigo: conheça a origem da data

2. Demi Lovato

Demi Lovato
Demi Lovato
(Foto: )

Em março de 2021, a cantora confirmou, em uma entrevista para o podcast The Joe Rogan Experience, que se identifica como pansexual. Ela também contou que não sabe se vai acabar com um cara, por isso não consegue se imaginar grávida. Além disso, disse que está bem fluida agora e uma das razões para isso é o fato de ter estado muito fechada. Respondendo a uma pergunta do apresentador, ele confirmou que gosta de homens e mulheres.

> Tóquio 2020: confira 5 curiosidades sobre as Olimpíadas

3. Preta Gil

Preta Gil
Preta Gil
(Foto: )

Em entrevista à Vogue Brasil, a cantora disse que acha que é pansexual, porque gosta de pessoas. Preta também contou que começou sua vida sexual com mulher.

> Músicas mais tocadas de 2021

4. Cara Delevingne

Cara Delevingne
Cara Delevingne
(Foto: )

Em 2020, a atriz disse à Variety que sempre será "eu acho, pansexual”. Segundo ela, qualquer pessoa que se define como ele, eles ou ela faz com que ela se apaixone e fique atraída pela pessoa.

5. Bella Thorne

Em 2016, a atriz revelou publicamente que era bissexual, porém, durante uma entrevista do Good Morning America, em 2019, ela revelou que, na realidade, é pansexual.

6. Kesha

Kesha
Kesha
(Foto: )

A cantora revelou, durante uma entrevista para a Seventeen, em 2013, que ela não ama somente os homens, ela ama as pessoas. Ela ainda disse que não se trata de um gênero, e sim sobre o espírito que emana daquela outra pessoa com quem ela está.

> Por que os homens só pensam naquilo?

7. Bianca 'Boca Rosa'

Bianca Andrade
Bianca Andrade
(Foto: )

Já Bianca Andrade se definiu como pan, em julho de 2020, quando postou um vídeo em sua conta no TikTok no qual ela reagia às bandeiras da diversidade sexual. Ela comentou na bandeira do Orgulho pansexual que esse era o caso dela, ser livre para poder amar. 

8. Brendon Urie

Brendon Urie
Brendon Urie
(Foto: )

O vocalista da banda Panic! At the Disco falou sobre o assunto em uma entrevista para a Paper Magazine, em 2018. Na época, ele disse que era casado com uma mulher e estava muito apaixonado por ela, mas que não se opunha a gostar de um homem porque, para ele, ele gosta de uma pessoa, independente do gênero. 

Ele afirmou que poderia ser qualificado como pansexual porque realmente não se importava. Ele apenas gosta de pessoas boas e é definitivamente atraído por homens. "São apenas as pessoas pelas quais me sinto atraído. ", completou ele.

> Assinatura de todos os streamings no Brasil pode sair caro; veja quanto custa

9. Sia

Sia
Sia
(Foto: )

A cantora e compositora Sia nunca rotulou oficialmente sua sexualidade. Porém, certa vez, ela disse que, antes de ser realmente bem-sucedida, ela sempre contou que saía com garotos e garotas e qualquer coisa (gênero) entre eles. Ela explicou que não se importa com o sexo que a pessoa tem e que ela sempre foi "flexível é a palavra que eu usaria."

10. Janelle Monáe

Janelle Monáe
Janelle Monáe
(Foto: )

Em entrevista à Rolling Stone, em abril de 2018, Janelle Monáe revelou que é uma mulher negra queer, após ter se identificado primeiramente como bissexual.

Ela acrescentou que, depois de ter lido sobre pansexualidade, ela achou que era uma das "coisas com as quais me identifico também. Estou aberta para aprender mais sobre quem eu sou."

> Dia do Churrasco: aprenda algumas formas diferentes de preparo

11. Amandla Stenberg

Amandla Stenberg
Amandla Stenberg
(Foto: )

A protagonista do filme O Ódio que Você Semeia revelou, em um vídeo para a revista Rookie, em 2016, ser pansexual, mas que acha muito mais fácil dizer somente que é bissexual porque nem todos sabem o que é. 

Ela se identifica publicamente como bi, mas também "usaria a palavra pansexual para descrever minha sexualidade". 

12. Reynaldo Gianecchini

Reynaldo Gianecchini
Reynaldo Gianecchini
(Foto: )

O ator contou, em uma entrevista à EFE, em 2020, que se é necessário que ele tenha uma palavra para defini-lo, então é pan, "porque pan é tudo". 

Ele afirmou também que não se considera gay e que não tem medo de olhar além, pois não se encaixa em nenhuma definição.

Os melhores filmes de TODOS OS TEMPOS

Leia também

Recorde de frio em SC: confira as menores temperaturas registradas na história

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

Caso Evandro: o que aconteceu e as teorias do crime da série na Globoplay

O que são as variantes do coronavírus e como elas impactam Santa Catarina

Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno

Colunistas