nsc
hora_de_sc

Diversidade

O que significa LGBTQIA+?

Entenda o significado de cada letra da sigla LGBTQIA+

30/06/2021 - 09h19 - Atualizada em: 30/06/2021 - 12h04

Compartilhe

Marina
Por Marina Martini Lopes
sigla LGBTQIA+
Com o Dia do Orgulho LGBTQIA+ celebrado na última segunda-feira (28), o assunto voltou à tona
(Foto: )

O que significa LGBTQIA+? Mais especificamente, o que significa cada letra da sigla? Muita gente tem dúvidas, já que a sigla foi evoluindo e crescendo com o tempo - a primeira, por exemplo, era GLS, que significava "gays, lésbicas e simpatizantes", com a palavra "simpatizantes" representando todas as pessoas aliadas à causa LGBTQIA+. Depois virou LGBT, LGBTI, LGBTI+...

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Com o Dia do Orgulho LGBTQIA+ celebrado na última segunda-feira (28), o assunto voltou à tona. Entenda abaixo cada uma das letras da sigla!

O que significa cada letra da sigla LGBTQIA+?

Lésbica e gay

O L e o G representam lésbicas e gays: embora "gay" possa ser usado tanto para homens quanto para mulheres, o uso de palavras distintas se popularizou para destacar questões específicas das mulheres lésbicas.

Bissexual

O B representa os bissexuais: pessoas atraídas por pessoas de seu próprio gênero, e também do gênero oposto. Há quem critique o uso do prefixo "bi", que reforça o binômio masculino/feminino; mas também há quem lute contra o apagamento da comunidade bissexual dentro da comunidade LGBTQIA+.

> 28 de junho: como é ser LGBTI em Santa Catarina?

Transexual/Transgênero

O T representa um termo amplo, que abrange todas as pessoas cuja identidade ou expressão de gênero difere daquele que lhe foi designado ao nascer.

Queer

O Q também representa um termo amplo, que indica a palavra "queer" e inclui quem não se vê representado no binômio masculino/feminino - podendo apresentar características normalmente associadas a ambos ou nenhum, por exemplo. O termo "queer" já foi considerado pejorativo, mas acabou sendo abraçado pela comunidade LGBTQIA+. Alguns associam a letra com a palavra "questionando", que pode representar pessoas que ainda estão aprendendo sobre o próprio gênero ou sexualidade.

> Campanha do Burger King com crianças falando sobre LGBTQIA+ é atacada nas redes

Intersexual

Pessoas com características sexuais biológicas não associadas tradicionalmente e/ou exclusivamente a corpos femininos ou masculinos.

> Dia Internacional do Orgulho LGBT: confira 10 fotos que marcam a data

Assexual

São pessoas que sentem pouca, ou não sentem, atração sexual - o que não quer dizer que não possam ter relacionamentos amorosos ou românticos, vividos e demonstrados de outras maneiras.

+

O símbolo de adição permanece no final da sigla para incluir tudo o que não é representado por nenhuma das letras especificamente; como os pansexuais, por exemplo - que se sentem atraídos por pessoas independentemente não apenas de seus gêneros biológicos, mas também de suas identidades de gênero.

> Marca de produtos menstruais lança cueca voltada para homens trans

Por que o dia 28 de junho é o Dia do Orgulho LGBTQIA+?

No final dos anos 1960, o bar Stonewall, no bairro Village, em Nova York, era um ponto frequentado pela comunidade LGBTI: gays, lésbicas, travestis. As "visitas" da polícia ao local, com abordagens violentas e muitas vezes injustificadas, eram comuns. Até que, em 28 de junho de 1969, os frequentadores do bar decidiram revidar: foram para a rua, montaram barricadas, e se defenderam da abordagem truculenta dos policiais.

Os Estados Unidos viviam um momento de ascensão da contracultura: movimentos estudantis e feministas haviam ganhando muita força nos anos anteriores. Foi a receita necessária para que o "movimento homossexual" (que só mudou de nome a partir dos anos 1990) se estruturasse. O dia da Revolta de Stonewall passou a ser celebrado com marchas a partir dos anos 1970, sendo o ponto de partida para as paradas do orgulho LGBTI que temos hoje.

> Sikêra Jr. perde anunciantes e pede desculpas à comunidade LGBTQIA+

Os melhores filmes de TODOS OS TEMPOS

Leia também

Recorde de frio em SC: confira as menores temperaturas registradas na história

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

Caso Evandro: o que aconteceu e as teorias do crime da série na Globoplay

O que são as variantes do coronavírus e como elas impactam Santa Catarina

Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno

Colunistas